Prefeitura e comerciantes discutem combate à pandemia e zeladoria do município

  • Lucca Willians

(Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Bauru)

A prefeita Suéllen Rosim, e os secretários municipais Charlles Rodrigo (Desenvolvimento Econômico), Gustavo Bugalho (Negócios Jurídicos) e Orlando Costa Dias (Saúde), este último também vice-prefeito, se reuniram nesta terça-feira (16) com representantes de setores do comércio, serviços e indústria para discutir ações relacionadas à pandemia e também sobre a zeladoria do município.

A Prefeitura de Bauru entrou com recurso contra a liminar que derrubou a lei das atividades essenciais, na semana passada, e aguarda a decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP). Desta maneira, os fiscais da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Planejamento (Seplan) devem manter o trabalho de fiscalização, orientando pelo cumprimento do Plano São Paulo, e em casos de descumprimentos, fazendo as notificações. O município segue ainda fiscalizando aglomerações e festas clandestinas, com o apoio da atividade delegada, em convênio com a Polícia Militar (PM).

Capinação

Outro assunto tratado durante a reunião foi o cuidado com as áreas públicas municipais. A prefeita pediu, dentro da possibilidade de cada empresa, o apoio para a limpeza de áreas verdes, como praças e canteiros centrais de avenidas. Os comerciantes pretendem atrair mais empresas para participar, através do empréstimo de máquinas ou mão de obra. Uma das propostas é que as empresas colaborem na limpeza de áreas verdes próximas de suas sedes, e também em regiões periféricas.

A prefeita frisou que o município estuda medidas para agilizar a capinação e limpeza de áreas públicas, com a reorganização dos serviços realizados pela Sear e Emdurb, bem como a contratação de empresa terceirizada. "A prefeitura vai atuar para resolver a limpeza. Mas neste momento de calor e chuva, pedimos a contribuição das empresas para iniciar esse processo, em caráter emergencial. Depois, vamos manter a limpeza de maneira mais eficiente", afirma.