Prefeitura deve realizar 2.000 testes em ação de diagnóstico da Covid-19 no próximo sábado (25)

  • Welinton Barros

Serão 1.000 testes para o drive thru e mais 1.000 para o pé thru (Foto: Divulgação | Prefeitura de Bauru)


A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, pretende aplicar em torno de 2.000 testes durante a terceira Ação Ampliada de Testes para Diagnóstico de Covid-19, que será realizada no próximo sábado (25), das 8h às 17h, no Recinto de Exposições Mello Moraes. Diferente dos outros eventos realizados, serão testadas tanto pessoas sintomáticas como assintomáticas, em veículos ou a pé.

Serão 1.000 testes para o drive thru e mais 1.000 para o pé thru. As senhas serão distribuídas até as 16h ou até o esgotamento, o que ocorrer primeiro. Vale ressaltar que cada senha corresponde a uma pessoa, inclusive no sistema drive thru. Desta forma, será contabilizado o número de integrantes de cada veículo, e não o número de automóveis. Todas as pessoas deverão permanecer de máscara durante todo o processo e somente retirá-la, se necessário, durante a realização do teste.

Para as pessoas sintomáticas, que deverão estar entre o 3º ao 7º dia de sintomas, será aplicado o teste de antígeno, com coleta de secreções nasais por meio de swab (uma espécie de cotonete). Já os assintomáticos (sem sintomas), farão o teste de IgG/IgM (coleta do sangue, com o furo no dedo). Em ambos os casos o resultado fica pronto em 15 minutos e os pacientes que testarem positivo já receberão o atendimento médico com as orientações necessárias com relação ao isolamento domiciliar.

Segundo o Diretor do Departamento de Saúde Coletiva, Luiz Cortez, o objetivo da ação é diagnosticar a Covid-19 precocemente por meio de exame sorológico direto (teste de antígeno) que procura identificar a presença do vírus através de uma reação antígeno-anticorpo em pacientes sintomáticos, "como se fosse uma ampliação do acesso, buscando identificar indivíduos infectados que provavelmente não iriam buscar atendimento em condições normais", relata.

Já em relação aos indivíduos que não se enquadrem nos critérios para o teste de antígeno, serão colhidas amostras de sangue para o teste rápido de IgM/IgG, "a fim de ter um parâmetro sobre a ocorrência da doença no município e também realizar o diagnóstico e isolamento dos positivos", explica Luiz Cortez.

A exemplo das duas ações anteriores, os testes são destinados apenas aos moradores de Bauru. Por isso a Secretaria de Saúde solicita aos interessados em participar, que levem documentos de identificação e comprovantes de endereço.


Drive-thru
Quem for participar dos testes pelo sistema drive thru deverá chegar com seus veículos, contendo no máximo quatro pessoas, pela avenida Comendador José da Silva Martha. Os automóveis entrarão pelo portão principal e seguirão em fila para dentro do recinto. Os ocupantes passarão por triagem e teste, devendo permanecer todo o processo dentro dos veículos.

Pé-thru
Já os pedestres que participarão dos testes deverão chegar ao Recinto Mello Moraes pela rua Nicolau Delgallo, que passa em frente ao setor de bilheterias. Dalí seguirão em fila para dentro do recinto onde passarão pela triagem e posteriormente coleta das amostras.

Doação de alimentos
Aos interessados em participar dos testes é solicitada a doação voluntária de, pelo menos, um quilo de alimento não perecível (exceto açúcar e sal), que serão destinados ao Fundo Social de Solidariedade do Município.

*Com informações da Assessoria de imprensa