Lucca Willians
A Secretaria de Obras e a Defesa Civil vistoriaram, na tarde desta quinta-feira (18), os estragos provocados pela forte chuva do final da manhã, em Bauru. Em vários pontos, a Prefeitura de Bauru já iniciou a recuperação. A chuva provocou alagamentos nas avenidas Nações Unidas, Nuno de Assis e Comendador Martha, e no começo das ruas Inconfidência e Aparecida, onde dez imóveis foram invadidos pela água da chuva, sendo nove casas e um imóvel comercial.
Uma outra casa também foi invadida pela água na rua José Dario, quadra 1, no Jardim Petrópolis. Outro ponto de alagamento foi na avenida Alfredo Maia. Partes das sedes da Sebes e da Semma foram invadidas pela água, mas sem estragos. Já no momento da chuva, a prefeitura iniciou o trabalho de apoio a moradores, e seguiu com limpeza e reparos durante a tarde, com equipes da Secretaria de Obras, Sear, DAE, e Defesa Civil, além da Emdurb com o reparo de semáforos e orientação aos motoristas.
Na avenida Waldemar G. Ferreira, duas erosões se agravaram e nos próximos dias devem ser feitas as contenções. Outra erosão prejudicada é a que fica no Jardim Rosa Branca, onde também será necessária mais uma contenção. Também foram constatados danos na calçada e canteiro da avenida Nações Unidas, em várias quadras, e no talude do córrego Água da Grama na avenida Daniel Pacífico. Já na avenida Nuno de Assis, perto do viaduto João Simonetti – Rua 13 de Maio – vai ser preciso refazer um dissipador e nova compactação na via. O asfalto foi bastante danificado na esquina da rua Joaquim da Silva Martha com a rua Manoel Pereira Rolla, na Vila Universitária.
A recuperação dos pontos atingidos seguirá a partir desta sexta-feira (19), se as condições climáticas permitirem. Já o trabalho definitivo, para evitar novos alagamentos, demanda um volume financeiro alto, e a prefeitura vai desenvolver projetos e tentar recursos de outras esferas, como o governo federal. De acordo com o Centro de Meteorologia (IPMet) da Unesp de Bauru, a chuva foi de 49 milímetros em apenas 40 minutos. Durante o dia, a chuva total acumulada foi de 59,2 milímetros em Bauru.