Prefeitos solicitam retorno da região de Bauru para a fase laranja do Plano SP

  • Jamile Diniz

Na última quarta-feira (17), prefeitos de 47 cidades que englobam o Departamento Regional de Saúde de Bauru (DR-6) se reuniram com o secretário de Desenvolvimento Regional do Estado, Marco Vinholi, e o secretário executivo da pasta Rubens Cury. Na reunião, os chefes do Executivo solicitaram que o estado fosse enquadrado na fase laranja do Plano São Paulo até que os idosos com mais de 60 anos fossem vacinados contra a Covid-19.

Além disso, os prefeitos cobraram que os novos leitos anunciados previamente pelo Estado para a região fossem habilitados e que a classificação do plano considerasse a média da taxa de ocupação das UTIs.

De acordo com os líderes do Executivo, a unificação das cidades do estado em uma mesma fase até que mais idosos sejam vacinados é fundamental para que a retomada das atividades econômicas ocorra de forma gradual.

A Secretaria de Desenvolvimento Regional respondeu, por meio de nota, que o Estado aumentará 287 leitos para a Covid e desembolsará R$21 milhões. "O Estado tem trabalhado pela criação de novos leitos na região. De janeiro para fevereiro, o número de leitos de UTI para 100 mil habitantes na DRS de Bauru foi elevado de 12,9 para 14,7. Nessa metade de fevereiro, esse número chega a 15,4 por 100 mil habitantes".

Para evitar aglomerações, estavam presentes pessoalmente os prefeitos de Botucatu, Lençóis Paulista, Jaú, Agudos, Areiópolis, Duartina, Itatinga, Lins, Macatuba, Pederneiras, Pirajuí, Pratânia, São Manuel e Promissão. Os líderes de Brotas, Dois Córregos, Iacanga, Itapuí, Bocaina, Boraceia, Bariri, Barra Bonita, Arealva, Presidente Alves, Avaí, Avaré, Coronel Macedo, Iaras, Taquarituba, Cerqueira César, Cafelândia, Balbinos, Guaiçara, Paranapanema, Arandu, Taguaí, Angatuba, Tejupá, Itaporanga, Igaraçu do Tietê, Itaju e Barão de Antonina participaram virtualmente. O deputado federal Rodrigo Agostinho também estava presente.

*Revisado por Alexandre Pittoli