Prefeitos de 38 cidades vão a capital cobrar leitos para o interior de SP

  • Jamile Diniz

Prefeitos da região irão até São Paulo nesta quarta-feira (17) para exigir que os novos leitos para Covid-19 anunciados no final de janeiro sejam entregues. Desta forma, os prefeitos esperam que o Departamento Regional de Saúde de Bauru (DRS-6) possa sair da fase vermelha do Plano São Paulo.

Organizada pelos prefeitos de Lençóis Paulista e Botucatu, Anderson Prado e Mário Pardini, respectivamente, a mobilização contará com 38 chefes de Executivo. Na reunião agendada com o secretário de Desenvolvimento Regional do Estado, Marco Vinholi, será apresentada uma proposta para o uso compartilhado dos leitos de UTI destinados à Covid-19 no estado.

"Não é plausível que, dentro de um Estado, exista em uma região sobrecarga do sistema de saúde, como está ocorrendo na nossa e em outras e, em outras partes do Estado, principalmente na Capital, haja leitos disponíveis. É importante que os Departamentos Regionais dialoguem para que a gente possa ter esse uso compartilhado. Isso aliviaria o nosso sistema e poderia colocar a nossa região em outra fase", afirma Prado.

Os prefeitos também afirmam que a medida não se resume a um ato político, mas a uma forma de gestão de crise, visto que a classificação na fase vermelha prejudica em muito os pequenos e médio empresários.

Estarão presentes os líderes do executivo das cidades de Agudos, Arealva, Areiópolis, Avaí, Avaré, Balbinos, Bariri, Barra Bonita, Bocaina, Boraceia, Borebi, Brotas, Cafelândia, Cerqueira César, Coronel Macedo, Dois Córregos, Duartina, Iacanga, Iaras, Igaraçu do Tietê, Itaju, Itapuí, Jaú, Lins, Macatuba, Mineiros do Tietê, Paulistânia, Pederneiras, Pirajuí, Presidente Alves, Promissão, Reginópolis, Sabino, São Manuel e Taquarituba. Além, é claro, de Lençóis Paulista e Botucatu.