Poupatempo amplia horário de funcionamento para realizar provas teóricas do Detran

  • Lucca Willians

A partir desta segunda-feira (26), e durante todo o mês de novembro, os postos do Poupatempo ampliam seus horários para atender especificamente cidadãos que precisam realizar a prova teórica do Detran.SP e dar continuidade aos processos de habilitação.

Além de funcionarem excepcionalmente com uma hora a mais, das 19h às 20h, de segunda a sexta-feira, apenas para os exames teóricos, as unidades também passam a disponibilizar o serviço aos sábados, com horário estendido até 17h. Para ser atendido é obrigatório o agendamento, por meio do portal www.poupatempo.sp.gov.br ou aplicativo Poupatempo Digital.

"Para que cada vez mais cidadãos possam ser atendidos, com data e horário marcados, o Poupatempo aumentou em 25% a capacidade de atendimento nas três unidades participantes da ação, permitindo a formação de novas turmas para realização das provas teóricas do Detran.SP. Os postos que antes ofertavam cerca de 700 vagas por dia, agora contam um total de mais de 900", destaca Murilo Macedo, diretor de Serviços do Poupatempo.

Segurança

Nas salas onde as provas serão aplicadas seguem mantidos todos os protocolos sanitários e de segurança. Além de disponibilizar álcool em gel e distanciamento entre os alunos, o ambiente é higienizado a cada troca de turma.

Desde a retomada gradual das atividades presenciais nos 75 postos do Poupatempo, em agosto, o programa segue as diretrizes do Plano São Paulo, que prevê controle de acesso na entrada, medição de temperatura, marcação no solo e nos bancos para o distanciamento social entre os usuários e ainda a instalação de acrílico nas mesas de atendimento como barreira de separação entre atendente e o cidadão.

Apesar da suspensão temporária dos atendimentos do Poupatempo e do Detran.SP, o Governo de São Paulo não mediu esforços para manter os serviços relacionados ao processo de habilitação durante a pandemia. De forma gradual, e em parceria com os Centros de Formação de Condutores (CFC's), foram retomadas as aulas práticas e teóricas, os exames de direção em ambiente externo e a aplicação de provas teóricas, também presencialmente nos postos do Poupatempo, em setembro.