Pontos de vacinação arrecadarão alimentos a partir deste sábado (27)

  • Lucca Willians

A Secretaria Municipal de Saúde e o Fundo Social de Solidariedade vão arrecadar alimentos nos pontos de vacinação contra a Covid-19, a partir deste sábado (27). A iniciativa ocorrerá durante uma semana, com a campanha ‘Proteja a sua vida e garanta a sobrevivência do outro’. As pessoas que vão a estes pontos para receber a vacina poderão, de maneira espontânea e voluntária, doar alimentos não perecíveis e produtos de higiene pessoal.

O Fundo Social de Solidariedade recolherá as doações e fará a destinação a famílias em situação de vulnerabilidade social, junto com a Secretaria do Bem Estar Social (Sebes). De acordo com a presidente do Fundo de Solidariedade, Lúcia Rosim, esta é uma maneira da população colaborar com quem mais precisa. “A vacinação é um momento importante, as pessoas estão recebendo esperança de que vamos superar esta pandemia. Aquelas que puderem colaborar com a doação de alimentos ou produtos de higiene vão estar contribuindo muito com quem mais precisa. Em cada ponto de vacinação, terá uma caixa para que as doações sejam feitas”, avisa.

Entre os alimentos que podem ser doados estão arroz, feijão, farinha, fubá, óleo, leite em caixa, macarrão, molho de tomate, sal, açúcar, bolacha, e qualquer produto não perecível. Já os produtos de higiene com maior necessidade são sabonete, xampu, álcool gel e creme dental. A arrecadação começa neste sábado, em todos os 23 pontos de vacinação, que são as Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Saúde da Família (USF) e o Promai. Apenas as UBSs da Vila Falcão, Geisel e Mary Dota não aplicam vacina.

Vacinação

A aplicação da primeira dose da vacina para os idosos com 69 anos ou mais começa nesta sexta-feira (26), das 8h às 12h. No sábado, a vacina será aplicada neste mesmo público das 8h às 13h, quando começa a campanha de arrecadação voluntária dos alimentos. A partir de segunda-feira (29), a vacinação segue, das 8h às 12h.

Já os idosos com 77 anos ou mais começam a receber a segunda dose nesta sexta-feira. Por enquanto, apenas as pessoas que receberam a vacina Coronavac na primeira dose devem procurar a segunda dose, de segunda a sexta-feira, das 13h às 16h30, em todas as unidades.