Obras do novo reservatório da Falcão chegam à fase final

  • Lucca Willians

Neste fim de semana foi finalizado o processo de montagem das placas do novo reservatório de água da Rua Salvador Filardi, na Vila Alto Paraíso, região da Falcão. Para concluir a obra, o Departamento de Água e Esgoto (DAE), por meio da Divisão Técnica, já começou a fazer a urbanização da área, que inclui a construção do abrigo dos painéis elétricos, a pintura do reservatório semienterrado e limpeza do espaço.

Na próxima etapa de serviços, a Tanks BR, empresa contratada, realizará a montagem hidromecânica e o teste de estanqueidade da unidade, que consiste em encher o reservatório gradativamente até atingir sua altura total de aproximadamente 7 metros. O processo de enchimento leva cerca de 6 dias e após esse período o reservatório ficará cheio por mais 15 dias para que possa ser identificados possíveis vazamentos ou falhas no processo construtivo.

A conclusão total das obras está prevista para o final do mês de março. O reservatório de alta tecnologia, feito com chapas de aço vitrificadas e importadas dos Estados Unidos, terá capacidade para armazenar 3,5 milhões de litros de água. Essa será a primeira unidade construída na região com o uso da tecnologia.

Depois de pronto, o reservatório permitirá maior capacidade de armazenamento de água em um setor que hoje é atendido pelo sistema ETA/Batalha. O valor de investimento na obra foi de R$ 4 milhões.