Novos leitos de UTI do HC começam a receber pacientes com Covid-19

  • Jamile Diniz

Nesta quinta-feira (15), dez leitos de UTI foram instalados no Hospital das Clínicas (HC), que tem atuado como hospital de campanha durante a pandemia de Covid-19. Agora, pacientes já estão sendo transferidos para os novos leitos da unidade, segundo informações da prefeitura de Bauru.

A abertura dos leitos se deu após a assinatura de um convênio entre a prefeitura e a Famesp no último dia estipulado pela Justiça para que novas vagas hospitalares fossem abertas. Desde então, cinco pacientes da rede municipal de saúde, com pedido de vaga de UTI Covid, tiveram suas solicitações aceitas pelo Cross e foram efetivamente transferidos ao HC já nesta quinta (15).

Os novos leitos têm como objetivo tratar pacientes graves com Covid-19. Todos possuem suporte ventilatório, bem como aparelhos de hemodiálise, para os casos em que é necessário.

Por volta de 100 funcionários atuam na UTI do Hospital das Clínicas e o custo da diária por leito é de R$2.473,18 – valor estipulado em convênio e pago pela prefeitura por 90 dias. O investimento total de recursos municipais é de R$2.225.862,00 e a prefeitura já entrou com um pedido de credenciamento dos leitos junto ao Ministério da Saúde. Caso sejam habilitados, a União vai repassar parte do valor de custo ao órgão municipal.

Revisado por Alexandre Pittoli