Mutirão de combate à dengue começa nesta segunda-feira, no Bela Vista

  • Lucca Willians

A Prefeitura de Bauru e a Unimed iniciam nesta segunda-feira (22) o mutirão ‘Big Busca Bauru’, que percorrerá a região noroeste e parte da região oeste recolhendo materiais inservíveis nas próximas duas semanas. O objetivo é eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, evitando a proliferação da dengue, e também de outras doenças como zika, chikungunya e febre amarela.

A região do Jardim Bela Vista será a primeira a receber o mutirão. Entre segunda-feira e quinta-feira (25), a ação vai percorrer o Jardim Bela Vista, Vila Lemos, Parque União, Vila Seabra, Alto Alegre, Jardim Petrópolis, Jardim Progresso, Parque Roosevelt e Jardim Vânia Maria, entre outros

Os caminhões passarão recolhendo pneus, latas, potes, garrafas, móveis velhos e demais materiais que possam acumular água. Não serão recolhidos resíduos de construção e restos de poda. A Secretaria de Saúde pede que a população já separe os materiais e coloque na calçada, agilizando o recolhimento. Os caminhões vão fazer a coleta entre 8h e 13h nestas duas semanas.

Ao todo, serão mais de 150 pessoas envolvidas. Destas, 18 atuarão diretamente no recolhimento com os caminhões. Outras ficarão nas áreas de apoio e de transbordo, enquanto os agentes de controle de endemias vão orientar os moradores e entrar nos quintais para recolher materiais inservíveis. Várias secretarias participam do mutirão, enquanto a Unimed colabora com parte dos caminhões, alimentação das equipes e divulgação. A Comunidade Terapêutica Restaurar é mais uma parceira, cedendo voluntários.

O município teve a sua pior epidemia de dengue em 2019, quando foram registrados 26.250 casos, com 42 óbitos. Em 2020, foram 795 casos, sem óbitos. Neste ano, até esta semana, Bauru tem 25 casos positivos de dengue. A participação da população é muito importante na eliminação dos criadouros. A área onde o mutirão vai ocorrer foi selecionada por conta de indicados epidemiológicos dos últimos anos. Os moradores de outras regiões podem levar os materiais inservíveis nos Ecopontos, que funcionam de segunda-feira a sábado, das 7h às 19h, e aos domingos, das 8h às 16h.

CRONOGRAMA DO MUTIRÃO

22 a 25 de fevereiro – Bela Vista, Vila Lemos, Pq. União. Pq. Roosevelt, Vila Seabra, Jd. Petrópolis, Jd. Progresso, Alto Alegre e Vânia Maria

26 de fevereiro e 1 de março – Santa Edwirges, Pq. Jaraguá, 9 de Julho e Fortunato Rocha Lima

2 e 3 de março – Nova Esperança, Jd. Prudência, Jd. Andorfato e Núcleo Edson Francisco da Silva

4 de março – Vila Dutra

5 de março – Val de Palmas, Santa Cândida, Vila Industrial, Bosque da Saúde e Pq. Real