Mutirão de combate à dengue chega ao Parque Jaraguá nesta sexta-feira (26)

  • Lucca Willians

O mutirão ‘Big Busca Bauru’ de combate à dengue encerrou nesta quinta-feira (25) o recolhimento de materiais inservíveis na região do Jardim Bela Vista. Nesta sexta-feira (26) e na segunda-feira (1), o mutirão realizado pela Prefeitura de Bauru e Unimed vai passar pela região do Parque Jaraguá, Santa Edwirges, Núcleo 9 de Julho e Fortunato Rocha Lima, entre 8h e 13h.

Os moradores devem colocar nas calçadas os materiais que serão recolhidos, como pneus, latas, potes, garrafas, móveis velhos e materiais inservíveis que possam acumular água. Os agentes de controle de endemias também participam do trabalho, com orientações aos moradores.

A proposta do mutirão é evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue e também zika, chikungunya e febre amarela. Na semana que vem, ainda receberão o mutirão as regiões do Nova Esperança, nos dias 2 e 3 de março, e da Vila Dutra, nos dias 4 e 5 de março. Em caso de dúvidas, os moradores devem ligar no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), pelo telefone (14) 3103-8050 de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Criadouros em 29% dos imóveis

Nos primeiros três dias de mutirão, as equipes recolheram quase 90 toneladas de materiais inservíveis, e mais 62 pneus. Ao todo, foram vistoriados 7.241 imóveis. Outros 4.791 estavam fechados, e em 28 os moradores se recusaram a receber os agentes. Foram encontrados potenciais criadouros do mosquito em 29% dos imóveis, e larvas em 2%, demonstrando condições favoráveis para a proliferação do mosquito, o que reforça a importância do mutirão. Os dados são referentes ao período entre segunda-feira (22) e quarta-feira (24).

Em alguns quintais, os agentes também recolheram muito lixo e materiais que podem acumular água, que foram retirados e levados para a destinação adequada.

Cronograma do mutirão

26 de fevereiro e 1 de março – Santa Edwirges, Pq. Jaraguá, 9 de Julho e Fortunato Rocha Lima

2 e 3 de março – Nova Esperança, Jd. Prudência, Jd. Andorfato e Núcleo Edson Francisco da Silva

4 e 5 de março – Vila Dutra, Val de Palmas, Santa Cândida, Vila Industrial, Bosque da Saúde e Pq. Real