Music Cave anuncia projeto em tributo à Janis Joplin

  • Lucca Willians

O trabalho une músicos profissionais e amadores em uma releitura original da música Ball & Chain

O dia 4 de outubro marca os 50 anos de falecimento da superestrela do rock, Janis Joplin. Em homenagem à cantora, compositora e multi-instrumentista, a plataforma
Music Cave lança o projeto especial Ball & Chain, com releitura exclusiva da música homônima, esquete animada e documentário sobre a carreira de Janis. O tributo está disponível no Youtube. Também foi lançado um documentário estilo making of, contando um pouco sobre como foi feito essa homenagem.

Carlos Toloi, idealizador da Music Cave ao lado da atriz Gabriela Toloi, teve a ideia para o projeto depois de conhecer o trabalho de Karla Tomal, médica que comanda
a banda Janis Joplin Cover Brasil. “Fiquei sabendo da Karla através de meu irmão, médico também na mesma cidade do interior que ela atua. Fiquei impressionado.
Quando tive a ideia de fazer projetos, em meados de março deste ano, pedi o telefone da Karla, falei do meu objetivo em fazer projetos musicais e ela topou de cara”, revela.

Ball & Chain resgata a essência de Janis Joplin como um todo. O vídeo traz grafismos dos anos 60 e 70, frames inspirados na capa do álbum Cheap Thrills, elementos dramatúrgicos e referências aos cartoons, que a cantora tanto gostava. “Janis participava de forma ativa no estúdio e nos pontos altos da música “Ball&Chain” ela batia o tamanco no ritmo da música, de forma frenética, o que era buscado pelos cinegrafistas durante gravações ao vivo. Tudo isso foi incorporado ao projeto”, comenta Toloi.

O projeto já está concluído e Carlos Toloi comenta sobre o legado de Joplin e o que representa este tributo produzido pela Music Cave: “Seu legado despertou paixões,
coisa que os ídolos (nossos heróis) fazem (risos). Despertou a paixão, por exemplo, de uma médica renomada do interior, que se motivou a fazer aulas de canto, ficar
na frente da TV para pegar os passos os trejeitos para poder reviver as performances inspiradoras da Janis. Fazer esta releitura e poder juntar músicos profissionais com amadores, é a prova de que basta arregaçar as mangas e correr atrás dos sonhos que os projetos almejados deem certo. O prazer que isso dá é inenarrável, dá  sentido à vida”

Um dos fundamentos da Music Cave é dar espaço para músicos profissionais e amadores, inclusive em produções originais da plataforma como Ball & Chain. Dentre os amadores que participam da homenagem estão: Karla Tomal (Janis), médica; Rodrigo Santos (trompete), engenheiro; Christiano Mele (bateria), médico; Carlos Toloi (violão), engenheiro. Já os profissionais são: Alexandre Oliveira (maestro arranjador); Gustavo Mosca (contrabaixo); Henrique Marques (trombone); Vagner Luiz da Silva Pereira (saxofone). Também foi lançado um documentário estilo making of, contando um pouco.

Music Cave

A Music Cave é um portal musical voltado para divulgação de projetos musicais, entrevistas e esquetes animadas com rupestres. Há produções realizadas pela própria Music Cave, como conteúdos originais, covers e releituras de clássicos, homenagens a grandes artistas, e servir de palco para que músicos amadores e profissionais possam mostrar seus trabalhos. Com uma série de entrevistas, o portal traz dicas, experiências e relatos apaixonados de amadores e profissionais experientes da área.