Maus tratos aos animais cresce durante a pandemia

  • Lucca Willians

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil conta com 28,8 milhões de domicílios com pelo menos um cachorro, representando 44% do total de domicílios, e outros 11 milhões com pelo menos um gato.

Desde o início da pandemia da Covid-19, as denúncias de maus tratos contra essas animais domésticos aumentaram. A Delegacia Eletrônica de Proteção Animal (DEPA) registrou cerca de 4.500 denúncias deste tipo de crime no primeiro semestre de 2020, o que equivale a um aumento de 10% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Dentre muitas justificativas que as pessoas dão para os maus tratos ou abandono, são elas a diminuição de renda, desemprego e término de relacionamento. As autoridades ainda apontam dois fatores como responsáveis pelo aumento dos números: o fato de as pessoas passarem mais tempo em casa, prestando mais atenção em possíveis casos e questões psicológicas ligadas ao isolamento social, como aumento de estresse.

Os benefícios dos animais para a saúde

Um estudo feito pela Universidade Estadual de Nova York, nos Estados Unidos, mostrou que os bichos de estimação são ótimas companhias para combater o estresse. O experimento testava os níveis de tensão de pessoas em quatro situações: sozinhas, com seu parceiro, com seu animal e com seu parceiro e o animal. Eles descobriram, então, que a ocasião de maior tranquilidade foi apenas com o pet.

Além de diminuir a sensação de solidão, ansiedade e depressão. Isso acontece porque quando o humano passa parte do dia com um animal, ele passa a produzir mais hormônios como a ocitocina e serotonina, responsáveis pelo humor.

Os cachorros participam ainda de processos de reinserção detentos na sociedade através da convivência e trabalho com os animais dentro das penitenciárias.

A sensação de responsabilidade que o animal traz, o compromisso de cuidar de outro ser vivo dependente, ajuda a manter a mente ativa. Eles estimulam o ser humano a criar vínculos e se preocupar com o bem-estar, não apenas do animal, mas de si. Isso ensina a ter mais empatia não só com outros animais, mas também com o outro.

Como denunciar

Caso saiba de casos de maus tratos ou abandono aos animais no Estado de São Paulo, é possível denunciar no site da DEPA. Na hora de fazer o cadastro, é possível optar por privacidade. Neste caso, todos os dados são preservados.

As providências tomadas pela polícia poderão ser acompanhadas através do número de protocolo gerado após a efetivação da denúncia, juntamente com o número do CPF do denunciante informado.