Marília contraria Plano SP, libera o funcionamento do comércio e retoma atividades econômicas

  • Jamile Diniz

Neste sábado (30), a Prefeitura de Marília publicou um decreto que permite o funcionamento de serviços não essenciais no município. A ação, que contraria o Plano SP, permite a abertura do comércio, restaurantes e até salões de beleza.

De acordo com o prefeito Daniel Alonso (PSDB), é necessário que as atividades econômicas sejam liberadas para que empresas não sejam fechadas e funcionários demitidos. Há duas semanas ele havia prometido seguir o Plano SP à risca e dito que a cidade não tinha condições de fazer concessões ou flexibilizações por conta do número de mortes e casos de coronavírus. Marília está na fase vermelha do Plano SP desde o dia 15 de janeiro e já atingiu 100% de ocupação dos leitos de UTI mais de uma vez.

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional afirmou, por meio de nota, que nenhuma desobediência à reclassificação será aceita, sobretudo por parte de regiões que apresentam índices preocupantes. O estado ainda pontuou que o Departamento Regional de Saúde do município apresenta 84% de ocupação de leitos de UTI e que medidas cabíveis serão tomadas caso haja violação ao Plano SP.