Maratona Mundial de Voluntariado arrecada doações financeiras para combate à forme e má nutrição no Brasil

  • Lucca Willians

Valores angariados durante a e-Servathon 2020, realizada em formato 100% digital por conta da pandemia, serão convertidos em créditos no cartão Alimentação Stop Hunger e doados para ONGs cadastradas em diversas regiões do país

A Servathon 2020, Maratona Mundial de Voluntariado Stop Hunger em prol do combate à fome e à má nutrição realizada, todos os anos, no mês de abril e maio, foi adaptada para o formato 100% digital e realizada no período de novembro e dezembro de 2020 pelo Instituto Stop Hunger e, por isso, foi chamada e-Servathon 2020.

A campanha atingiu R$ 169 mil em doações financeiras e o valor será integralmente revertido em 2.818 mil cestas básicas digitais, através do cartão alimentação Stop Hunger, que beneficiará pessoas em situação de vulnerabilidade social de 85 ONGs cadastradas pelo Instituto, em todo território nacional. Uma inovação social, já que o cartão permite a compra de gêneros alimentícios perecíveis e não perecíveis, itens de higiene pessoal e de limpeza para residência tão importante neste momento em que vivemos, além de ajudar a aquecer o comércio local.

“Nosso compromisso constante com o Stop Hunger é engajar e sensibilizar a sociedade para que mais pessoas participem de ações de voluntariado e sigam conosco na missão de combater à fome e a má nutrição no país. Principalmente neste momento de crise sanitária e, sobretudo humanitária, que corrobora para o aumento dos níveis de pobreza no Brasil. Entre os dezessete ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da Organização das Nações Unidas (ONU), temos um que foca na erradicação da fome e da desnutrição no mundo – infelizmente uma das questões de nossa atualidade que mais sofre com os impacto da pandemia. Por isso, mais do que nunca, precisamos somar esforços para proteger os mais vulneráveis”, afirma Andreia Dutra, presidente do Instituto Stop Hunger no Brasil".  

Além do levantamento de fundos, foram promovidas palestras de orientação nutricional para mais de 100 pessoas atendidas pelas ONGs Centro Social Carisma, AFESU e Instituto Anchieta Grajaú, em parceria com nutricionistas do Programa Viver Bem da Sodexo Benefícios e Incentivos.

"A Servathon tem sido uma das iniciativas que melhor resume os valores da nossa empresa. Acreditamos na nossa capacidade de melhorar a qualidade de vida das pessoas, seja por meio dos nossos serviços ou da nossa ação social. Afinal, esse é o propósito da Sodexo", afirma Fernando Cosenza, Vice-Presidente de Marketing da Sodexo Benefícios e Incentivos Brasil, diretor regional do Stop Hunger e Vice-Presidente do Instituto Stop Hunger Brasil. 

Fizeram também parte da agenda: atividades de voluntariado virtual, com o apoio das ONGs parceiras AFESU e Centro Social Carisma; a 1ª Corrida e Caminhada Virtual Stop Hunger e o 9º Leilão Beneficente Stop Hunger (1ª edição online), com recorde de participação e arrecadação.