Mamografias podem ser agendadas de forma digital devido a Covid-19

  • Lucca Willians

Mesmo durante a pandemia e a exigência do distanciamento social, as mulheres entre 50 e 69 devem continuar realizando os exames preventivos de mamografia como medida preconizada de diagnóstico e prevenção ao câncer de mama.

A Secretaria de Saúde informa que o cadastramento e agendamento da mamografia pode ser feita diretamente pelo site da Prefeitura, como mais uma estratégia para incentivar e conscientizar as mulheres a realizarem o exame preventivo da mamografia, sem a necessidade de realizar consulta médica.

Conforme o Instituto Nacional do Câncer - INCA, a experiência internacional demonstra que a mamografia de rastreamento, aliado à qualidade dos exames, cobertura da população-alvo e tratamento adequado, tem resultado na diminuição da mortalidade por câncer de mama. Este cenário justifica a realização de políticas públicas de saúde na divulgação e conscientização das mulheres na realização da mamografia.

As mulheres na faixa etária indicada, que desejam fazer a mamografia, podem realizar o cadastro pelo site da Prefeitura acessando o banner na página principal (www.bauru.sp.gov.br), ou pelo endereço: http://www2.bauru.sp.gov.br/inscricao.aspx?i=2. É necessário que tenha em mãos os documentos pessoais, cartão do SUS, comprovante de residência e telefones atualizados para contato.

Depois de preenchido e enviado, o exame será agendado e a Unidade de Saúde mais próxima da residência da paciente entrará em contato para informar o dia, horário, local da realização do exame.

As mulheres fora da faixa etária de 50 a 69 anos também podem realizar a mamografia, sendo necessário, neste caso, que procurem a Unidade de Saúde e passe por consulta médica para encaminhamento ao exame.