Jamile Diniz
A partir desta sexta-feira (26), dez cidades da região de Bauru vão tomar medidas mais rígidas de restrição no combate ao coronavírus. Serviços essenciais serão suspensos, bem como a circulação de pessoas, que deve ser restrita com o objetivo de tentar reduzir a transmissão da Covid-19. A medida também visa diminuir a pressão sobre o sistema hospitalar que, em diversos municípios, tem atuado acima da capacidade total.
Agudos
Em Agudos, o feriado de Tiradentes foi antecipado para esta sexta-feira (26) pela prefeitura. Com isso, desde as 23h59 de quinta (25) até as 23h59 de domingo (28), todas as atividades estão suspensas, inclusive por delivery. Só poderão funcionar farmácias, serviços de saúde, distribuidoras de gás, hotéis, restaurantes, postos de combustível, saneamento, energia elétrica e funerários.
A circulação de pessoas também está proibida em vias públicas, bem como a realização de festas tanto em ambientes fechados quanto abertos. A Defesa Civil, Vigilância Sanitária e Polícia Militar ficam a cargo da fiscalização e denúncias podem ser feitas por meio dos números (14) 3262-0718, (14) 3262-0717 e (14) 99785-3559.
Botucatu
Já em Botucatu – que na semana passada já havia adotado o lockdown – as atividades voltam a ser suspensas a partir das 20h desta sexta até segunda-feira (29) às 6h. Apenas serviços emergenciais de saúde terão autorizam para funcionar, enquanto serviços de alimentação como supermercados, padarias e hortifrutis só podem atuar por meio de delivery.
Lençóis Paulista
Em Lençóis Paulista – que também já havia adotado o lockdown no último final de semana – o mesmo volta a ocorrer nesta sexta (26) a partir das 20h. A medida é válida até às 6h de segunda-feira (29) e só poderão operar serviços de saúde humana e animal, farmácias, padarias, postos de gasolina e mercados. O setor alimentício pode atuar por meio de delivery durante 24 horas, entretanto, o drive thru, ou retirada, é proibido. Os bares da cidade devem permanecer fechados até o dia 30.
Lins
O munícipio de Lins, em conjunto com outras seis cidades vizinhas – Cafelândia, Promissão, Guaiçara, Sabino, Getulina e Pongaí – adotou novamente a medida de lockdown das 20h desta sexta até às 6h de segunda-feira (29). Nas cidades, só poderão funcionar clínicas médicas e veterinárias, postos de combustível, farmácias e serviços de saúde, água e telefonia. Um drone vai auxiliar a prefeitura nas fiscalizações de aglomerações.
Revisado por Alexandre Pittoli