Lei Sansão: Homem é preso por maus tratos a animais; suspeito teria esfregado pimenta em cachorro

  • Jamile Diniz

(Foto: Polícia Militar/Divulgação)

No último domingo (21), um homem de 68 anos foi preso em flagrante por maus-tratos contra um filhote de cachorro. De acordo com o boletim de ocorrência, um morador do bairro havia feito uma denúncia após filmar o momento em que o homem esfregou o focinho do cão em um pote com pimenta, além de arremessar o animal no chão.

O homem é aposentado e vive no Jardim Estoril. De acordo com o denunciante, as agressões têm sido constantes desde o início de março. O caso é o primeiro no qual alguém é detido em Bauru por conta da Lei Sansão, que visa proteger os animais e punir maus-tratos contra eles.

Durante a tarde de domingo, os policiais foram até o endereço do suspeito e encontraram o cachorro assustado e sujo com pimenta. Ao ser questionado sobre o filhote, o morador alegou que este teria cavado um saco de cimento e que, por isso, teria esfregado seu nariz na pimenta.

O aposentado foi preso em flagrante e encaminhado à Cadeia Pública de Avaí, onde passou por audiência. A Justiça, entretanto, determinou sua liberdade provisória fixando medidas cautelares.

O laudo veterinário constatou que o filhote estava com uma lesão no focinho, feridas no dorso, vermelhidão nos olhos, lesão na gengiva, hipertermia por estresse, desidratação e dermatite provocada por picadas de pulgas. O cão, então, foi encaminhado ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Bauru, onde está sendo tratado e, posteriormente, será colocado para a adoção.

Revisado por Alexandre Pittoli