Inscrições para cursos gratuitos de TI voltados às mulheres terminam nesta sexta (04)

  • Lucca Willians

Quatro cursos online possibilitam às cidadãs de SP a profissionalização em Tecnologia da Informação sem sair de casa

Termina nesta sexta-feira (4) o prazo para as mulheres realizarem inscrições em cursos online gratuitos na área de Tecnologia da Informação (TI) oferecidos pelo Governo do Estado. Ao todo, são 20 mil vagas exclusivas para as cidadãs residentes nos 645 municípios do território paulista e que buscam profissionalização no setor.

A iniciativa é da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que viabilizou os cursos por meio do programa SP Tech, com o objetivo de criar oportunidades para que mais mulheres tenham formação na área de TI. Um levantamento realizado pela pasta aponta que a procura pelos cursos de tecnologia do SP Tech é baixa entre mulheres. De 30 mil inscritos desde o ano passado, apenas 1/3 é do sexo feminino.

Para participar dos cursos, as interessadas devem se inscrever pelo site www.cursosviarapida.sp.gov.br. Podem realizar o cadastro as candidatas a partir de 16 anos, alfabetizadas e domiciliadas no estado de São Paulo. Caso o número de inscritas seja superior ao número de vagas, serão priorizadas as pessoas desempregadas, com baixa renda e com deficiência.

A convocação das candidatas ocorrerá por e-mail e a previsão de início das aulas é 14 de setembro. Para receber o certificado, a estudante deve completar a carga horária total do curso e atingir 7,5 de média nas avaliações.

Cursos

São quatro opções de cursos introdutórios, oferecidos na plataforma da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). Com duração de 80 horas, que podem ser concluídos em três meses, os cursos são: Lógica de Programação, Banco de Dados, Desenvolvedor Web e Desenvolvedor Mobile.

Todos os cursos oferecem um módulo de empreendedorismo em parceria com o Sebrae, possibilitando acesso a crédito em condições especiais no Banco do Povo. Todas as aulas serão realizadas no formato online, no modelo de Ensino a Distância (EaD), sem que as participantes precisem sair de casa.

Após conclusão dos módulos introdutórios, haverá opções de cursos mais avançados, com matérias conduzidas pela própria estudante. São eles: Ciência de Dados, Desenvolvimento Web/Front-End, Desenvolvimento Web/Back-End e Desenvolvimento Web/Full-Stack. Esses cursos serão oferecidos voluntariamente pelas empresas Alura e Digital Innovation One.

SP Tech

Programa idealizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico que oferece cursos de formação continuada na área de Tecnologia da Informação (TI), em que há a possibilidade de escolher o caminho dos seus estudos nas áreas de ciência de dados e programação.