Hospital Estadual abre mais UTIs mas ainda registra fila com pacientes graves

  • Jamile Diniz

Como prometido pelo Governo do Estado em fevereiro deste ano, o Hospital Estadual (HE) de Bauru teve duas novas UTIs instaladas na unidade. Agora, o HE conta com 60 leitos de terapia intensiva destinados ao tratamento de casos de Covid-19.

Os novos leitos, bem como todos os outros, já estavam ocupados nesta quarta-feira (24). Apesar da ampliação, há dias as UTIs da instituição vêm atuando acima da capacidade máxima. Já as enfermarias, que ao todo contam com 68 leitos, tem um índice de 90% de ocupação, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde.

Dez leitos de UTI no Hospital das Clínicas (HC) também haviam sido prometidos pelo governo estadual em fevereiro, entretanto, ainda não saíram do papel. A instituição tem sido utilizada como hospital de campanha durante a pandemia de Covid-19.

Atualmente, 25 pessoas com a doença aguardam por vagas em hospitais no ‘mini hospital’ montado através da junção do PS Central e do Posto de Atendimento Covid (PAC). Oito desses pacientes estão à espera de leitos de UTI.

De acordo com a Prefeitura Municipal, o mini hospital fornece todo o suporte aos pacientes, com acompanhamento médico, exames e medicamentos. Entretanto, a estrutura não é complexa como a de uma UTI.

Revisado por Alexandre Pittoli