Gazzetta visita obras da Estação de Tratamento de Esgoto Vargem Limpa

  • Lucca Willians

O prefeito Clodoaldo Gazzetta e o presidente do DAE, Eliseu Areco, visitaram o canteiro de obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Vargem Limpa, no Distrito Industrial, na manhã desta terça-feira (11/8). Atualmente, a obra conta com 149 funcionários da COM Engenharia, empresa responsável pela construção, atuando em diversas frentes de trabalho.

As equipes estão trabalhando na cravação das estacas-raiz e construção da estrutura de concreto dos reatores anaeróbios, drenagem subestrutural para o rebaixamento do lençol freático, montagem de tubulação no decantador lamelar e na preparação do solo do tanque de aeração, para posterior recebimento da manta PEAD.

Cerca de 60% do total da obra já está executado, mas há frentes de trabalho bem mais avançadas, como é o caso da estação elevatória de esgoto bruto, que tem 98% das obras concluídas, e o tratamento preliminar, com 95% dos serviços finalizados.

A visita contou também com a presença do vice-prefeito, Toninho Gimenez, da secretaria de Educação, Isabel Miziara, secretário de Administração, Donizete do Carmo dos Santos, secretário de Cultura, Luiz Ricardo Ferreira, secretário de Esporte e Lazer, Alexandre Zwicker, Arildo Lima Júnior, presidente da Cohab e Andrea Salcedo Gomes, gerente jurídica da Cohab, diretores de Gabinete e Administração, além da presença do vereador Ricardo Pelissaro Loquete.

“É uma obra extremamente necessária para o saneamento básico e para a evolução do desenvolvimento econômico e social de Bauru. É a obra mais importante da história da cidade e os trabalhadores, no qual expresso a minha gratidão, estão empenhados para entregar a construção o mais rápido possível para tratarmos o esgoto de Bauru, despoluir os nossos rios e melhorar a qualidade de vida da população", destaca o prefeito Gazzeta.

A ETE Vargem Limpa possui uma área total de 150 mil metros quadrados, equivalente a 20 campos de futebol. Depois de pronta, a estação terá capacidade para tratar 97,25% do esgoto produzido na cidade, o que corresponde a 1.305 litros por segundo. Os outros 2,75% são tratados na ETE Candeia e ETE Tibiriçá, localizada no Núcleo Gasparini e no Distrito de Tibiriçá.

O valor orçado para a ETE Vargem Limpa é de R$ 144,8 milhões. Já foram investidos em torno de R$ 81 milhões.