Festival de cinema abre inscrições em Bauru

  • Lucca Willians

Festival bauruense recebe inscrições de curtas-metragens, videoclipes e videoarte do interior e litoral de São Paulo até 8 de agosto

Está aberta a chamada do 4° Filma Bauru para curtas-metragens, videoclipes e videoarte realizados entre 2019 e 2021 no estado de São Paulo, exceto capital e região metropolitana. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site do evento, filmabauru.com.br, até 8 de agosto. As inscrições para as oficinas serão abertas em breve.

Mostras ocorrem em outubro e receberão recursos de acessibilidade

O evento será totalmente gratuito, com uma programação que inclui oficinas de Criação de Curtas-metragens e de Crítica Cinematográfica, realizadas em setembro, e as mostras e palestras serão em outubro. Na mostra competitiva, os curtas de ficção, documentário e animação concorrem aos prêmios de Melhor Curta-metragem de cada categoria e ao Prêmio do Júri Popular, por votação aberta. A mostra não competitiva irá exibir curtas experimentais, videoclipes e videoartes.

Para promover acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva, os curtas selecionados para a mostra competitiva irão receber a inclusão de janela de Libras e a apresentação da mostra e cerimônia de premiação terão tradução simultânea.

 “Acessibilidade é uma das palavras-chave do festival. Cada produtor, diretor ou diretora que concorrer na mostra vai ganhar uma versão da sua obra com janela de Libras, esperamos que isso os estimule a disponibilizar o filme nessa versão, para que seja apreciado por um grupo ainda maior de pessoas”, comenta Rene Lopez, coordenador geral do 4° Filma Bauru.

Formato híbrido ou online

O festival poderá ser realizado em formato híbrido, com atividades online e presenciais, ou totalmente online, dependendo da situação da Covid-19 na cidade de Bauru nas semanas que antecedem o evento.

“Em 2019, realizamos uma exibição aberta na Praça Gastão Vidigal, porque acreditamos que apenas a gratuidade não é suficiente para democratizar o acesso aos bens culturais. Adoraríamos ocupar as praças públicas novamente, mas nossa prioridade é a segurança da equipe e do público, por isso nos preparamos para a possibilidade de realizar o evento nos dois formatos - presencial e online”, explica Rene.

O 4° Filma Bauru é uma realização do Plano Conjunto - Coletivo Audiovisual de Bauru, por meio do Programa de Ação Cultural - ProAC, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. O evento conta com apoio do Sesc Bauru, Unesp por meio do Edital de Produção e Difusão Artístico/Cultural, Prefeitura do Campus USP de Bauru, ICine - Fórum de Cinema do Interior Paulista, Cinemateca Digital Bauruense e Rádio 94FM.

Serviço
Chamada para curtas-metragens de ficção, animação e documentário, curtas experimentais, videoclipes e videoarte do estado de São Paulo, exceto capital e região metropolitana. Inscrições até 8 de agosto de 2021 pelo site filmabauru.com.br. Acompanhe o festival nas redes sociais: @filmabauru.