Evento online capacita empreendedores interessados em investir no mercado americano

  • Lucca Willians

Promovido pela Federação das Associações Comerciais de São Paulo (Facesp) em parceria com a consultoria americana Oxford Group, ciclo de webinários reuniu quase mil empreendedores de São Paulo

A Federação das Associações Comerciais de São Paulo (Facesp) e a consultoria americana Oxford Group, desenvolveram, durante cinco semanas, um ciclo de capacitação empresarial para empreendedores interessados em atuar no mercado americano. O evento internacional contou com apoio do Governo de São Paulo e da Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade - InvestSP que colaboram para gerar conteúdo qualificado para empresários brasileiros que desejam apostar no mercado americano.

Para o economista, Carlo Barbieri, presidente da Oxford Group e atua nos EUA há mais de 30 anos e que ministrou os webinários, o momento é de oportunidade para se investir sobretudo no estado da Flórida. "Esse aprendizado foi uma oportunidade para que empresários de São Paulo se tornem mais competitivos. A Flórida é um dos estados americanos mais atraentes investimentos e desenvolvimento de negócios.

A retomada da atividade econômica no estado está em franco movimento. É o lugar certo para quem deseja garantir renda em dólar". Além do economista Carlo Barbieri, os seminários contaram com a participação do vicepresidente executivo da Federação das Associações Comerciais de SP (Facesp), Farid Murad, o vice-presidente executivo da InvestSP, Ministro Torquato Jardim e o secretário estadual de Relações Internacionais, Julio Serson.

Participaram também do encontro o Secretário do Comércio da Flórida, Jamal Sowell, que enfatizou a importância dos investidores brasileiros para a economia americana, em especial da Flórida. A coordenadora da área de exportação da InvestSP, Elisabete Carvalho, do cônsul-geral do Brasil em Miami, João Mendes Pereira e o presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), George Pinheiro.

O vice-presidente da Facesp, Farid Murad, adiantou que a Facesp prepara a Feira Virtual de Exportações. "A Facesp vai formar um grupo sólido de trabalho para levar mais produtos brasileiros para o mercado internacional", ressaltou.

Durante os encontros os especialistas debateram a Economia Americana:

- O que será após a pandemia e como se beneficiar da maior economia do mundo;

- Investimentos financeiros nos EUA;

- Exportar para os EUA;

- Quadro de Oportunidades;

- Como obter recursos para desenvolver seu negócio nos EUA;

- O que muda na Imigração para os EUA – possibilidades e dificuldades.

O economista Carlo Barbieri demonstrou seu apreço pelo acolhimento em São Paulo. "Nós, da Consultoria Oxford Group, agradecemos e parabenizamos a iniciativa da FACESP assim como da escolha dos temas o apoio da entidade. O apoio que recebemos em São Paulo, foi fantástico, pois sem dúvida, foi um grande evento que tivemos a oportunidade a treinar empresários brasileiros a empreender fora", destacou Barbieri.

De acordo com o Barbieri, é hora de compreender melhor as oportunidades geradas pela crise da pandemia. "Não se trata de desinvestir no Brasil e sim aumentar a segurança das empresas e empresários, com sua segurança em dólar. Os empreendedores são as engrenagens do mercado", pondera. Eventos com temáticas ligadas a investimentos nos Estados Unidos estão previstos para ocorrer em outros estados até o final de 2020.