Estudante desenvolve plataforma para mapear espaços de lazer público em Bauru

  • Jamile Diniz

Buscando incentivar a prática de exercícios físicos e o cuidado com a saúde da população que não pode pagar por academias, o estudante de Educação Física da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Yacco Munhoz, 22, desenvolveu a Ativie, uma plataforma digital para mapear os locais públicos em que é possível realizar atividades de lazer ativo na cidade de Bauru.

São praças, quadras esportivas, calçadões para caminhada, academias ao ar livre, pistas de skate e mais. Todos estes são locais públicos já existentes, porém muito pouco divulgados e, consequentemente, desconhecidos pela população que precisa destes serviços. Esse desconhecimento desestimula a prática esportiva e incentiva o sedentarismo, o que a Ativie deseja combater.

A ideia surgiu enquanto o estudante atuava como estagiário no sistema público de saúde. Em seus atendimentos, Yacco criava rotinas de treino para introduzir uma vida ativa e mais saudável à comunidade: "eu percebia que essas pessoas tinham, sim, vontade de cuidar do corpo e da saúde, mas que se sentiam perdidas a partir do momento em que recebiam alta e deixavam de ter esse acompanhamento", declara.

Muitas vezes sem condições financeiras para arcar com os custos de uma academia, esses indivíduos se rendiam ao sedentarismo, sem saber que existiam locais públicos próximos de suas casas onde poderiam se exercitar de graça.

Nesse cenário, foi desenvolvida a Ativie, uma plataforma totalmente gratuita que mapeia todos esses espaços públicos. No site, é possível navegar pelo mapa, explorar os locais e encontrar o que mais se adequa às suas necessidades e localização, basta fazer login usando o e-mail ou Facebook. Além disso, alguns estabelecimentos comerciantes estão fazendo parcerias com a Ativie e oferecendo benefícios a seus usuários, como brindes e descontos.

Para se cadastrar, basta acessar o site: https://www.ativie.com.br. Também é possível acompanhar o projeto por meio do instagram @ativiemap