Espaço Municipal de Inovação e Projeto LAB serão inaugurados nesta segunda-feira (03)

  • Lucca Willians

(Foto: Divulgação | Prefeitura Municipal de Bauru)

Nesta segunda-feira (03), às 14h, a Prefeitura Municipal de Bauru, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda, inaugurará o 1° Espaço Municipal de inovação da cidade, o "Inova Bauru". Na ocasião, o Projeto LAB de Energia Criativa, que conta com o patrocínio da AES Tietê, apoio da Prefeitura, do Ministério da Cidadania e Secretaria Especial da Cultura, será inaugurado simultaneamente.

O evento ocorrerá em ambiente virtual, seguindo as diretrizes da Secretaria Estadual de Saúde do Governo do Estado de São Paulo e demais autoridades sanitárias e poderá ser acompanhado por meio do canal oficial da Prefeitura de Bauru no Youtube, pelo link: https://www.youtube.com/channel/UCjws_lcF6pruApDae3is-lQ.

O espaço foi devidamente preparado e equipado com mobiliário e equipamentos como impressoras 3D, kits e ferramentas educacionais "maker", notebooks e conectividade. A iniciativa oferecerá mentoria e transmitirá conhecimento em diversas áreas, entre elas: a metodologia de projetos, modelagem 3D, programação, design thinking, além de incubar e catalisar iniciativas dos próprios alunos que podem gerar transformações positivas na sociedade.

Ao todo foram recebidas 363 inscrições de jovens entre 13 e 21 anos, residentes no município. Deste grupo foram selecionados 160 alunos que irão compor as primeiras turmas da iniciativa. A proposta de trabalho é desenvolver o potencial criativo, individual e coletivo, estimulando o exercício da imaginação, da descoberta e da invenção, por meio de pesquisas e experiências. O Lab de Energia Criativa será sediado no INOVA BAURU, localizado na Rua Joaquim Anacleto Bueno, 1-60, no Jardim Contorno.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda, Aline Fogolin, destaca a importância da Inauguração do INOVA BAURU e do LAB de Energia Criativa para a cidade. "O município passará a contar a partir de agora, com ferramentas importantes, capazes de atrelar a ciência e a inovação à população de Bauru, às instituições e organizações, criando um cenário favorável para a integração do ecossistema de inovação municipal e regional".

A coordenadora de Sustentabilidade e Responsabilidade Social da AES Tietê, Andrea Santoro, reforça que a inovação é um dos pilares de investimento social e foco estratégico da companhia. "Acreditamos que a inovação é o caminho para o desenvolvimento sustentável e estimular a criatividade junto à nova geração contribui para formação de indivíduos críticos e com acesso a ferramentas para busca de soluções. O Lab de Energia Criativa procura desenvolver habilidades técnicas e raciocínio crítico, bem como estimula o potencial criativo dos alunos participantes", observa.

O INOVA BAURU contará, ainda, com infraestrutura e serviços voltados ao empreendedorismo, inovação e tecnologia, objetivando estimular a articulação entre indústrias, instituições de ensino, pesquisa e sociedade. As ações a serem desenvolvidas pela coordenação serão pautadas em cinco pilares principais, levando em consideração a relevância e o interesse público: Liderança, Desenvolvimento, Criatividade, Networking e Mercado.

Abrindo a agenda do mês de agosto, no dia 06 de agosto, às 17h30, o Inova Bauru realizará o workshop virtual "Dicas para recolocação no mercado de trabalho em tempos de pandemia", com Débora Pistori, mestre em engenharia de Produção, especialista em Gestão Estratégica de Pessoas, coordenadora do curso de pós-graduação em Gestão Estratégica de Pessoas do Unisagrado e Coach Master.

A oficina abordará temas pertinentes ao comportamento profissional diante do atual cenário mundial e apresentando ferramentas importantes para quem está em busca de oportunidades no mercado de trabalho.
Para participar, é necessário realizar inscrição prévia, através do endereço eletrônico: bit.ly/baurudigital1. O link para acesso ao ambiente virtual, será encaminhado cinco dias antes da data do workshop, através do e-mail informado no cadastro. O evento é totalmente gratuito e oferece certificado de participação.

A agenda completa do Inova Bauru, será divulgada a partir desta segunda-feira, 3, por meio do site oficial do Espaço, da Prefeitura e de suas redes sociais. Mais informações podem ser solicitadas pelo telefone (14) 3227-7819 ou através do e-mail inova@bauru.sp.gov.br.

Sobre o INOVA BAURU

As atividades do INOVA BAURU foram iniciadas em agosto de 2019, com a realização de oficinas ministradas pela equipe da SEDECON, bem como atividades oferecidas pelo Sebrae Aqui, Time do Emprego e entrevistas para o mercado de trabalho em parceria com as empresas cadastradas na plataforma Emprega Bauru. Ações vinculadas ao tema da Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, eventos apoiados pelas Empresas Juniores bauruenses, associações, instituições de ensino superior e projetos universitários, também fizeram parte da agenda do espaço.

Sobre a AES Tietê

A AES Tietê atua como uma plataforma integrada de energia renovável com soluções customizadas de acordo com a necessidade de seus clientes. Está entre as maiores companhias privadas de geração do Brasil, atuando no país há 20 anos. O Centro de Operações de Geração de Energia (COGE), localizado em Bauru (SP), é o mais tecnológico do país e opera remotamente todos os ativos da companhia. No portfólio, composto por geração hídrica, solar e eólica, estão nove usinas hidrelétricas e três pequenas centrais hidrelétricas, dois Complexos Solares, Guaimbê e Ouroeste, em São Paulo, além do Complexo Eólico Alto Sertão II, na Bahia. Recentemente, a companhia anunciou investimento na construção do Complexo Eólico Tucano, também no estado da Bahia.
www.aestiete.com.br