Esalq e Tele.Síntese promovem evento online sobre inovação no agro

  • Lucca Willians

Iniciativa promovida pela ESALQtec e pelo Tele.Síntese será realizada de 14 a 18 de setembro, com participação de startups

O Agrotic 2020, evento promovido pela ESALQtec (incubadora tecnológica da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", da Universidade de São Paulo) e pelo Tele.Síntese, totalmente virtual, que acontecerá entre os dias 14 e 18 de setembro, já conta com a confirmação de participação de renomados especialistas do setor agrário brasileiro. A iniciativa também recebe dirigentes de empresas de tecnologia digital e de operadoras de telecomunicações

As inscrições estão abertas e são gratuitas pelo endereço eletrônico: https://www.eventos.momentoeditorial.com.br/live-agrotic-2020/.

O primeiro dia de debates terá como tema de abertura "A inovação e os desafios globais da agropecuária". A mesa, moderada por Sérgio Barbosa, gerente-executivo da ESALQtec, conta com a participação de Cleber Oliveira, diretor de Inovação do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento; João Roberto Spotti Lopes, vice-diretor da Esalq; e Matheus Ferreira, coordenador de Inovação do Senar.

No período da tarde, as operadoras de telecomunicações e empresas de tecnologia apresentam soluções de conectividade de banda larga para as áreas rurais brasileiras. Já estão confirmados para essa mesa Antônio Cesar da Silva Santos, gerente de Produtos IoT da Vivo, e Eduardo Polidoro, Diretor de Negócios de IoT da Claro e Alexandre Dal Forno, head de Marketing Corporativo & IoT da TIM Brasil.

15 de setembro

O segundo dia começa com o debate sobre o perfil atual do agricultor digital. Participam dessa mesa Fabio Salvaia, especialista em agricultura de precisão da Coplacana, e Joaci Medeiros, coordenador técnico do Instituto CNA. A transmissão ao vivo será moderada por Otávio Celidonio, coordenador do Agrihub Space.

Ainda no período da manhã haverá a apresentação de Valéria Duarte, gerente de Produtos de Satélites da Embratel, que irá expor sobre os benefícios da tecnologia satelital para o agronegócio. Depois do intervalo de almoço, o AGROTIC retoma as atividades para debater a Conectividade Rural Via Satélite. Moderada pelo ex-conselheiro da Anatel, Francisco Perrone, contará ainda com a participação de Bruno Henriques, diretor comercial da Viasat no Brasil, George Bem, CEO da InternetSat e Joeval Martins, gerente de Novos Negócios Latam da Hispamar.

16 de setembro

As transformações digitais com a Indústria 4.0 são o tema da primeira Mesa do Agrotic do dia 16 de setembro. Moderado por Uriel Rotta, sócio-gestor da Stracta Consultoria e WBGI, o painel contará com a participação de André Koji Fukugauti, da Bayer AS CEAT; Fábio Marques, gerente de Novos Negócios da CCAB Agro; e Joel Soares Alves da Silva, diretor de Operações da Jalles Machado.

No período da tarde, serão debatidas novas propostas para a conectividade rural. A Mesa conta com a participação de Erich Rodrigues, diretor executivo da Interjato; José Roberto Nogueira, CEO da Brisanet; Moisés Moreira, conselheiro da Anatel; Paulo Cabestré, presidente da Trópico e Renato Bueno diretor de Novos Negócios da Nokia no Brasil (ConectarAGRO).

17 de setembro

O quarto dia do Agrotic mantém a ampla representatividade em suas mesas de debates. Pela manhã, o painel sobre as novas políticas públicas e de financiamento para o campo tem entre os confirmados Daniela Martins, Gerente de Relações Institucionais e Governamentais do SindiTelebrasil e Octaciano Neto, Industry Partner de Agronegócio na EloGroup.

A partir das 14h15, o novo painel irá tratar da captura e inteligência na análise de dados. Moderado por Marcos Nascimento Ferraz, presidente da AsbraAP, o painel conta com a participação de Marcos Scalabrin, expert em agro e inovação, com Pedro Noce, gerente de Inovação da Raizen, e Fabricio Lira Figueiredo, gerente de Desenvolvimento de Negócio em Agronegócio Inteligente do CPqD.

18 de setembro

O último dia aborda dois outros importantes temas para o setor. Pela manhã, o tema será a agricultura de precisão. O painel, moderado pelo agropecuarista Bernhard Kiep, contará com a presença de José Paulo Molin, da Engenharia Agrícola da UFPel/Unicamp e Universidade de Nebrasca; com Leonardo Angeli Menegatti, da Inceres; e com Luciano Loman; diretor geral da Metos Brasil.

À tarde, os desafios da previsão climática estarão em debate. A mesa, moderada por Felipe Pilau, da ESALq, contará com a presença de João Castro, gerente de Produto da Agroclima Pro; Pedro Leite Dias, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas e Silvio Steinmetz, da Embrapa Clima Temperado.

Pitchs de startups

O Agrotic traz ainda apresentação das mais inovadoras startups recepcionadas pela ESALQ. No dia 17 de setembro, a partir das 11h15, as companhias apresentam as soluções das startups ARPAC, Scicrop, DKRO, Sintecsys.

No dia 18 de setembro, no mesmo horário, será a vez das startups FieldPRO, Wolk e Trace Pack.