Entregadores de aplicativos fazem manifestação por mudança de regras em Bauru

  • Jamile Diniz

Na tarde do último domingo (28), cerca de 80 motoboys organizaram uma manifestação para reivindicar mudanças nas regras dos aplicativos de entrega em Bauru. A concentração ocorreu pacificamente em frente à Praça Portugal, de onde os motociclistas saíram em direção à Praça da Paz. O ato durou cerca de uma hora e meia.

Os motociclistas pedem a volta do código enviado ao cliente para que o entregador possa finalizar o pedido; o desbloqueio dos motoboys que foram bloqueados injustamente por pedidos não entregues e um canal de comunicação direto com os aplicativos.

A manifestação acontece alguns dias após motociclistas terem invadido uma residência em Bauru e depredado o carro do morador. Os entregadores se revoltaram porque o dono da casa realizava pedidos no aplicativo e, após recebê-los, alegava que estes não haviam sido entregues. Com isso, os apps devolviam o dinheiro do cliente imediatamente e proibiam os motoboys de realizarem novas entregas – única fonte de renda de alguns deles.

Sobre a manifestação deste domingo, o iFood informou, por meio de nota, que respeita os direitos democráticos à manifestação e que vai testar a funcionalidade do Código na Entrega para auxiliar os entregadores.

Além disso, o aplicativo também pontuou que trabalha para dar mais clareza a respeito da política de desativação dos profissionais e que, em casos de discordância, é possível entrar em contato pelo próprio aplicativo e requerer a revisão do caso.

A Polícia Militar não registrou nenhuma ocorrência durante a manifestação.

Revisado por Alexandre Pittoli.