Jamile Diniz
Durante o lockdown adotado em Agudos no último final de semana, a cidade ficou praticamente deserta, visto que a grande maioria dos habitantes do município respeitou as restrições. De acordo com a prefeitura, nenhum estabelecimento foi flagrado funcionando de forma irregular pela vigilância sanitária.
A medida foi implantada com o objetivo de frear o aumento de casos e óbitos por Covid-19 na cidade e teve início às 23h59 da última quinta-feira (25) e fim às 23h59 do domingo (28). Durante este período, todas as atividades econômico-sociais no município foram suspensas. A circulação de pessoas em vias públicas também foi interrompida.
Estavam autorizados a funcionar somente postos de combustíveis, farmácias, distribuidoras de gás, hotéis, serviços de saúde, saneamento e energia elétrica, além de funerárias.
Ainda de acordo com a prefeitura, até o fim da tarde de sábado, 95 visitas haviam sido feitas pela Vigilância Sanitária após o recebimento de denúncias. 30 delas eram de pessoas fazendo caminhas, 12 de pessoas consumindo bebidas alcoólicas, 8 de festas familiares e 10 de obras de construção civil. Em todos os casos, a Vigilância fez advertências verbais sobre a quebra das restrições e orientou a respeito do decreto de lockdown. No domingo, ocorreram mais 30 acionamentos, que foram procedidos da mesma forma.
Revisado por Alexandre Pittoli