Jamile Diniz
Nesta terça-feira (02), mais de 600 prefeitos paulistas participaram de uma reunião virtual com o governador do estado, João Dória, e o comitê de saúde. Na ocasião, foram discutidas medidas para contenção da pandemia de Covid-19. O encontro online durou cerca de duas horas e discutiu o avanço pandemia em diversos municípios no estado.
Os prefeitos pontuaram que o momento exige que as diferenças partidárias sejam deixadas de lado para que as ações de combate à doença sejam efetivas. A maioria dos líderes municipais reivindicou o endurecimento das medidas do Plano São Paulo – Araraquara e São José do Rio Preto fizeram intervenções contundentes.
O Secretário Estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, afirmou que o estado vive uma nova pandemia em 2021 e Doria completou dizendo que as piores semanas ainda estão por vir.
Em relação às medidas para conter a situação, o governador afirmou que a compra de 60 milhões de doses das vacinas Pzifer, Sputnik e Sinovac já foi autorizada e que até dezembro toda a população do estado será vacinada. Doria disse ainda que é inviável adotar um lockdown total em território paulista.
Revisado por Alexandre Pittoli.