Dia do Idoso: Federação Israelita de SP discute o envelhecimento em evento online

  • Lucca Willians

Evento contará com a participação do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e dos secretários Celia Parnes e Jean Gorinchteyn

Com o objetivo de atrair, capacitar e reciclar profissionais e voluntários a fim de trabalharem com a terceira idade nas suas entidades e para a contínua melhoria dos serviços oferecidos, a Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp), com o apoio institucional da CIP,Unibes e Hospital Albert Einstein realizam, no dia 1º de outubro, das 14h30 às 18h, o "15º Seminário do Envelhecimento".

Este ano, o evento, que tem como público alvo profissionais, voluntários e Organizações da Sociedade Civil que trabalham com o tema do Envelhecimeno, será totalmente online, por conta da pandemia do coronavírus, com transmissão pelas redes sociais da Fisesp e da Unibes.

Um dos destaques da programação, será a participação do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. O ex-presidente é membro do grupo The Elders – criado em 2007 por Nelson Mandela, o grupo reúne líderes mundiais em torno da promoção da paz – e será entrevistado pelo presidente da Fisesp, Luiz Kignel e pelo presidente executivo,  Ricardo Berkiensztat.

A abertura será realizada pelo presidente da Fisesp, Luiz Kignel, pelo vereador Daniel Annenberg, pela presidente da Unibes, Denise Antão e pela diretora do Programa de Inclusão Social, Ruth Goldberg e será seguida de  um Painel bastante atual para o momento pelo qual estamos passando:  "O Impacto do distanciamento social para a vida dos idosos e a contribuição das tecnologias digitais", com a assistente social Dra. Naira Dutra Lemos e a terapeuta ocupacional  Carla da Silva Santana.

Durante o evento online, também acontecerá o lançamento da Campanha "Até os 120", que será apresentada por Esther Dzialowski Amarante, psicóloga clínica, especializada no trabalho com estresse e trauma e que integra a Comissão dos Idosos da FISESP.

O Seminário contará ainda com uma entrevista da Secretária de Estado de Desenvolvimento Social Celia Parnes, com o Secretário da Saúde, Dr. Jean Gorinchteyn e será encerrado  em alto astral com a apresentação de  Tobias da Escola de Samba Vai Vai.

"Em um ano tão atípico  demos uma atenção ainda mais  especial aos idosos, público mais vulnerável na pandemia de COVID-19. Aprendemos que distanciamento social não é isolamento social, por isso teremos uma programação atualizada, trazendo a importância da tecnologia para a inclusão social e qualidade de vida. O lançamento da Campanha "Até os 120", vai ressaltar a valorização do envelhecimento, e a importância na tradição judaica de respeitar e cultivar suas raízes. A participação do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e dos Secretários Estaduais Célia Parnes e Jean Gorinchteyn deixará nosso evento ainda mais relevante", destacou a diretora da Fisesp, Patricia Sereno.

PROGRAMAÇÃO

14h30 | Abertura

Presidente da Fisesp - Luiz Kignel

Presidente da Unibes - Denise Antão

Representante da Câmara Municipal – Daniel Annemberg

Diretora do Programa Inclusão Social - Ruth Goldberg

15h | Painel: O Impacto do distanciamento social para a vida dos idosos e a contribuição das tecnologias digitais.

Dra. Naira Dutra Lemos Assistente Social, Professora afiliada da Disciplina de Geriatria e Gerontologia – UNIFESP Coordenadora do Programa de Assistência Domiciliara do Idoso, Coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional - envelhecimento, Presidente da Comissão de Título de Especialista em Gerontologia - SBGG.

Carla da Silva Santana Terapeuta Ocupacional, Mestre em Educação pela Faculdade Metodista de Piracicaba, Pós-Doutorado pela Universidade de Oxford, Professora associada da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e Presidente da Sociedade Brasileira de Gerontecnologia – SBGTEC

16h | Ricardo Berkiensztat entrevista o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso

Presidente Fernando Henrique Cardoso,  sociólogo,  cientista  político, professor universitário, escritor e foi o 34º Presidente  do Brasil, de 1995 a 2003. Hoje, é membro de conselhos consultivos do Clinton Global Initiative e da United Nations Foundation. Faz parte do grupo The Elders. Criado em 2007 pelo ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela, o grupo reúne líderes mundiais em torno de uma agenda de promoção da paz. Será entrevistado pelo Presidente da Federação Israelita do Estado de São Paulo, Luiz Kignel e Presidente Executivo Ricardo Berkiensztat.

16h45 | Lançamento da Campanha "Até os 120".

Palavras da Sra. Esther Dzialowski Amarante, psicóloga clínica, especializada no trabalho com estresse e trauma, integrando Somatic Experiencing com Constelações Sistêmicas Familiares. Faz parte da coordenação  do grupo KolHacavod da Comunidade Shalom. É credenciada  como Mentora em envelhecimento consciente e psico-espiritualizado pelo Aleph   –   Alliance   for   Jewish   Renewal,   criado   pelo   Rabino   Zalman Shachter –Shamomi z"I. Esther faz parte da Comissão dos Idosos da FISESP.

17h | Célia Parnes, Secretária de estado de Desenvolvimento Social entrevista o Dr. Jean Gorinchteyn

Administradora de empresas, atuou por mais de 30 anos na UNIBES, uma das mais antigas organizações da sociedade civil, onde foi presidente e presidente do conselho. Implantou o primeiro Centro Dia do Idoso na capital, e unidades de Serviço de Assistência Social a Famílias e Instituições de Longa Permanência para Idosos no município de São Paulo.

Jean Gorinchteyn é professor, mestre em doenças infecciosas Médico infectologista atuante no Hospital Albert Einstein, e Instituto Emílio Ribas, também faz parte do Comitê de ação contra a COVID da Fisesp, é atual Secretário da Saúde do Estado de São Paulo.

 17h45 | Encerramento com Tobias da Escola de Samba Vai Vai