Dia D de vacinação contra poliomielite e multivacinação será neste sábado (17)

  • Lucca Willians

A Secretaria Municipal de Saúde realiza o Dia D de vacinação contra poliomielite e multivacinação no próximo sábado (17), das 8h às 17h. As vacinas estarão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde, com exceção das Unidades Referenciadas de Atendimento ao Covid-19.

A meta mínima é vacinar 95% do grupo alvo, de forma indiscriminada, ou seja, independente da situação vacinal. Até o momento, somente 1.166 crianças de 0 (zero) a 14 anos receberam vacina contra a poliomielite, o que equivale a 6,8% da cobertura vacinal esperada para pólio nesta campanha.

A vacina contra poliomielite é destinada às crianças de um ano a menores de cinco anos (04 anos, 11 meses e 29 dias), e a multivacinação é destinada às crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos, 11 meses e 29 dias).

A ação têm como objetivos reduzir o risco de reintrodução do poliovírus no país, oportunizar o acesso às vacinas, atualizar a situação vacinal, aumentar as coberturas vacinais e homogeneidade, diminuir a incidência das doenças imunopreveníveis e contribuir para o controle, eliminação e/ou erradicação dessas doenças.

Serviço

As vacinas estarão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde, no próximo sábado (17), das 8h às 17h. Somente não aplicarão as vacinas as Unidades Referenciadas de Atendimento ao Covid-19: Vila Falcão, Bela Vista, Núcleo Geisel e Mary Dota.