Despesas com home office impulsionam desejo por cartão-benefícios, diz pesquisa

  • Lucca Willians

Uma pesquisa realizada pela Sodexo Benefícios e Incentivos, entre junho e julho, com 7.768 pessoas de todo país, mostra que auxílio Internet (24,41%) e energia elétrica (16,99%) são benefícios mais desejados pelos funcionários que trabalham em home office. Com a transferência do escritório para a residência, esse custo, antes de responsabilidade da empresa, acabou sendo absorvido pelo colaborador.

A enquete mostra que os empregados desejam também apoio à educação (24,79%), sinalizando preocupação com a melhora de sua qualificação profissional. Já a necessidade de apoio psicológico é requerida por 14,80% dos respondentes. Não ficam para traz auxílio creche, babá e faxineira, que juntos representam 13,76% das respostas. Entre essas cestas de benefícios desejados, 95,79% dos trabalhadores afirmaram que gostariam que suas empresas disponibilizassem um cartão que fosse multibenefícios, conferindo a eles mais autonomia no uso de seu saldo.

Nesse sentido, a Sodexo acaba de lançar o cartão Sodexo Multi, uma plataforma digital de gestão de despesas e incentivos. A nova solução dispõe de várias digital wallets (carteiras digitais) que permite ao departamento de recursos humanos gerir despesas corporativas, principalmente as ligadas ao home office, além de fazer pagamento de bônus e premiação aos funcionários em uma única plataforma. Um dos diferenciais do Sodexo Multi é o marketplace integrado, que reúne diversos serviços para que o colaborador possa realizar suas compras em um só lugar. O cadastro do funcionário pode ser ativado de forma online e sem análise de crédito. Tudo em um ambiente 100% digital e seguro.

Benefícios para gestores e colaboradores

Para o gestor, a tecnologia da Sodexo permite simplificar os processos da área de recursos humanos ao facilitar a gestão das despesas e pagamentos, além de contribuir para a eficiência no controle orçamentário. A solução Sodexo Multi também permite a criação de diversas carteiras digitais (digital wallets) personalizadas que podem ter uso pré-determinado pela companhia como: despesas corporativas, farmácia, viagens, hotéis e incentivos, inclusive com a possibilidade de configuração de saque.

Para o colaborador, além de todas as vantagens de ter um único cartão bandeirado para todas as carteiras digitais, destacam-se também o acesso a um único aplicativo que integra inúmeros serviços que facilitarão seu dia a dia, como por exemplo, realizar compras, pagamento por aproximação do cartão (NFC), definir e alterar a senha, verificar o extrato de transações online, realizar saques, além de ter acesso a descontos e compras de diversos serviços como academias, cinema, cursos, aplicativos de mobilidade urbana, streaming de música e muito mais.

Segundo a empresa, o projeto surgiu a partir da premissa da Sodexo em posicionar as pessoas no centro de sua estratégia de negócio e da sua visão colaborativa em trazer insights de clientes, parceiros e colaboradores.

"Trabalhamos para inovar e desenvolver serviços que tragam mais eficiência aos gestores de RH e ofereçam serviços de Qualidade de Vida aos usuários dos produtos da Sodexo em todos os seus momentos de vida, muito além da jornada de trabalho. Soluções como a Sodexo Multi, desenvolvida e criada no Brasil, fazem parte do novo modelo de negócios da companhia, que estimula uma cultura de inovação e impulsiona o time a sempre buscar soluções alinhadas às necessidades das pessoas", explica Stener Navarro, vice-presidência de produtos e tecnologia da Sodexo Benefícios e Incentivos do Brasil.