Jamile Diniz
Após ação civil pública da Defensoria, 68 municípios do Departamento Regional de Saúde da região de Bauru podem ter que decretar medidas de isolamento mais restritivas do que as atuais. Isso por conta do colapso na saúde causado na área pela Covid-19, que tem enfrentado aumentos nos casos e óbitos pela doença, além da falta de vagas em hospitais.
No documento – que foi ingressado pela Defensoria Pública da União – também consta a solicitação de que todos os leitos de UTI Covid do Sistema Único de Saúde (SUS) voltem a ser custeados pelo Estado. Além disso, pede que benefícios como o Bolsa Família, auxílio emergencial e renda básica da cidadania sejam concedidos a todos os moradores da região em caráter liminar.
Atualmente, a região conta com 201 leitos de UTI Covid, mas 222 pessoas estão internadas pela doença na UTI, o que indica que foi preciso que mais 21 leitos fossem remanejados. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, a taxa de ocupação dos leitos de UTI no DRS de Bauru está 10% acima da capacidade total de atendimento.
Em Bauru, a situação é ainda mais delicada: dos 50 leitos de UTI para Covid do Hospital Estadual – instituição referência para o tratamento da doença na região – 60 deles estão ocupados, quase 20% a mais que a capacidade total.
Revisado por Alexandre Pittoli