Curso de jornalismo da Unesp Bauru tem nota máxima em guia de educação superior

  • Lucca Willians

Outros 30 cursos de graduação conquistaram cinco estrelas na classificação

Um conjunto de 31 cursos de graduação da Unesp recebeu cinco estrelas, pontuação máxima, no Guia da Faculdade, classificação feita em parceria do jornal O Estado de S.Paulo com a empresa Quero Educação.

O resultado, divulgado no último domingo (25), ainda classificou o curso de Jornalismo da Unesp, oferecido no câmpus de Bauru, como o "melhor curso no país" em sua área e indicou a Unesp como a "instituição com mais cursos estrelados" na área de Ciências Biológicas e da Terra, que abrange carreiras como as de Agronomia e Medicina Veterinária, entre outras.

O Guia, que utiliza uma metodologia conhecida como "avaliação por pares", propõe-se a analisar a qualidade de cerca de 14 mil cursos superiores no Brasil. Só são avaliados cursos de bacharelado e licenciatura que possuam, ao menos, uma turma já formada.

Dos 138 cursos oferecidos na Unesp e listados no ranking, além dos 31 que receberam cinco estrelas ("excelente"), 104 foram classificados com quatro estrelas ("muito bom") e três ficaram com três estrelas ("bom"). Do total dos cursos da Unesp avaliados, 98% obtiveram cinco ou quatro estrelas no Guia. Todos da carreira de Odontologia, por exemplo, foram classificados como "excelentes". Esse curso é oferecido nos câmpus de Araçatuba, Araraquara e São José dos Campos.

"Além de atestar a qualidade dos cursos e indicar a eficácia dos projetos inovadores voltados à qualificação dos nossos formandos, o resultado revela também o cuidado que a gestão tem demonstrado em relação à informação dos nossos dados para os processos avaliativos", afirma a pró-reitora de graduação da Unesp, professora Gladis Massini-Cagliari.

A divulgação feita pelo Guia da Faculdade reforça os bons resultados obtidos pela Unesp nas últimas edições do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes): 88% dos cursos da Universidade obtiveram conceitos 4 ou 5, os mais altos, no Enade 2019. Destaque no Guia, o curso de Jornalismo da Unesp também obteve conceito 5 no Enade 2018 –nesse exame do Ministério da Educação, os cursos de graduação são avaliados de três em três anos.

"Gostaria de destacar a qualidade do corpo docente, discente e técnico-administrativo. Afinal são muitas pessoas que trabalham para que tudo funcione bem. Esses indicadores são importantes para ajudar a dar visibilidade à qualidade de nosso curso e ao ensino de excelência praticado na Unesp", afirma a professora Angela Maria Grossi, coordenadora do curso de Jornalismo. "Nossa busca pela excelência é permanente. Por isso, agora é trabalhar para manter (os conceitos)", diz a docente.

Confira o resultado do Guia da Faculdade neste link e veja no quadro abaixo a lista dos 31 cursos da Unesp classificados com cinco estrelas nessa avaliação.