Lucca Willians
Um conjunto de 31 cursos de graduação da Unesp recebeu cinco estrelas, pontuação máxima, no Guia da Faculdade, classificação feita em parceria do jornal O Estado de S.Paulo com a empresa Quero Educação.
O resultado, divulgado no último domingo (25), ainda classificou o curso de Jornalismo da Unesp, oferecido no câmpus de Bauru, como o "melhor curso no país" em sua área e indicou a Unesp como a "instituição com mais cursos estrelados" na área de Ciências Biológicas e da Terra, que abrange carreiras como as de Agronomia e Medicina Veterinária, entre outras.
O Guia, que utiliza uma metodologia conhecida como "avaliação por pares", propõe-se a analisar a qualidade de cerca de 14 mil cursos superiores no Brasil. Só são avaliados cursos de bacharelado e licenciatura que possuam, ao menos, uma turma já formada.
Dos 138 cursos oferecidos na Unesp e listados no ranking, além dos 31 que receberam cinco estrelas ("excelente"), 104 foram classificados com quatro estrelas ("muito bom") e três ficaram com três estrelas ("bom"). Do total dos cursos da Unesp avaliados, 98% obtiveram cinco ou quatro estrelas no Guia. Todos da carreira de Odontologia, por exemplo, foram classificados como "excelentes". Esse curso é oferecido nos câmpus de Araçatuba, Araraquara e São José dos Campos.
"Além de atestar a qualidade dos cursos e indicar a eficácia dos projetos inovadores voltados à qualificação dos nossos formandos, o resultado revela também o cuidado que a gestão tem demonstrado em relação à informação dos nossos dados para os processos avaliativos", afirma a pró-reitora de graduação da Unesp, professora Gladis Massini-Cagliari.
A divulgação feita pelo Guia da Faculdade reforça os bons resultados obtidos pela Unesp nas últimas edições do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes): 88% dos cursos da Universidade obtiveram conceitos 4 ou 5, os mais altos, no Enade 2019. Destaque no Guia, o curso de Jornalismo da Unesp também obteve conceito 5 no Enade 2018 –nesse exame do Ministério da Educação, os cursos de graduação são avaliados de três em três anos.
"Gostaria de destacar a qualidade do corpo docente, discente e técnico-administrativo. Afinal são muitas pessoas que trabalham para que tudo funcione bem. Esses indicadores são importantes para ajudar a dar visibilidade à qualidade de nosso curso e ao ensino de excelência praticado na Unesp", afirma a professora Angela Maria Grossi, coordenadora do curso de Jornalismo. "Nossa busca pela excelência é permanente. Por isso, agora é trabalhar para manter (os conceitos)", diz a docente.
Confira o resultado do Guia da Faculdade neste link e veja no quadro abaixo a lista dos 31 cursos da Unesp classificados com cinco estrelas nessa avaliação.