Cursinho Primeiro de Maio abre inscrições para o processo seletivo de 2021

  • Jamile Diniz

São 200 vagas para assistir aulas de modo remoto; prazo para inscrição é dia 19 de fevereiro

As inscrições para o processo seletivo do Cursinho Primeiro de Maio estão abertas e vão até o dia 19 de fevereiro. Serão 200 cursistas selecionados para participar das aulas que vão ocorrer de forma remota, ao vivo, em turno único, das 19h às 22h10. O início das atividades está previsto para o dia 8 de março.

Esse ano não haverá taxa de inscrição e a seleção é gratuita. Podem se inscrever estudantes de escolas públicas que estejam cursando ou já tenham concluído o terceiro ano do ensino médio.

Por conta da pandemia, não haverá prova para aprovação e a seleção ocorrerá através de um sistema de pontuação, de acordo com critérios socioeconômicos e escolaridade. As vagas serão destinadas àqueles ou àquelas que obtiverem as maiores pontuações. Os(as) interessados(as) devem preencher o formulário de inscrição disponível no final da matéria, e submeter todos os documentos solicitados. "É a maneira que encontramos para que o processo ocorra, mesmo que à distância", pontua Amanda Novaes, coordenadora discente do projeto.

Apoio

A decisão de não cobrar taxas de inscrição para o processo seletivo deste ano fez com que o cursinho tivesse que buscar outras formas de financiamento, para além das bolsas fornecidas pela Pró-reitoria de Extensão Universitária (Proex) da Unesp. Foi essa a motivação para o lançamento de uma campanha de doação espontânea, na qual os inscritos e a comunidade apoiadora do projeto podem fazer apoios financeiros em qualquer valor. O projeto, vale lembrar, não tem fins lucrativos. "É graças a esse apoio que podemos nos fortalecer ainda mais enquanto uma iniciativa de extensão universitária e popular", comenta Amanda.

Serviço

Inscrições até dia 19 de fevereiro, às 23h59.