Lucca Willians
Foi aberta oficialmente nesta quarta-feira (14) a IX Conferência Municipal da Saúde, evento promovido pela Prefeitura de Bauru, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde. A Conferência, que prossegue até o próximo dia 21 de julho, tem a finalidade de avaliar a situação de saúde da população, a estrutura das Redes de Serviços e de Atenção à Saúde, os processos de trabalho da Secretaria Municipal de Saúde e formular diretrizes para subsidiar a elaboração do Plano Municipal de Saúde dos próximos 4 anos (2022-2025).
A abertura da Conferência contou com a participação do Secretário Municipal de Saúde, Orlando Costa Dias, a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Graziela de Almeida Prado e Piccino Marafiotti, membros do Conselho Municipal de Saúde, diretores e servidores da Secretaria, estudantes e profissionais da área da Saúde de Bauru e de diversas cidades do Estado. Também acompanharam a abertura o presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, vereador Eduardo Borgo, e os vereadores Coronel Meira, Chiara Ranieri e Edson Miguel.
A palestra inaugural foi feita pelo médico Luiz Henrique Mandetta, ex-ministro da Saúde. Mandetta fez uma saudação especial e agradecimento a todos os que militam no controle social do SUS, lembrou que “o maior indicador de saúde no Sistema Único de Saúde é a crescente adesão da comunidade, da população ao Sistema e assim cresce também o respeito a todos que atuam nesta área”. O ex-ministro salientou que as referências históricas são importantes para fazer propostas para o amanhã, destacou as grandes campanhas de atuação no SUS, e enfatizou que a “Ciência deve estar como um pilar para as decisões no setor”, comentou.
Em respeito às medidas sanitárias de orientações para o distanciamento social, a IX Conferência Municipal de Saúde está sendo realizada de forma remota garantindo a segurança dos munícipes. Após a abertura oficial da Conferência, as cerca de 450 propostas apresentadas permanecerão no site da Prefeitura de Bauru até o próximo dia 21 de julho, para permitir aos munícipes a oportunidade de aprová-las ou rejeitá-las. Também no site da prefeitura, no link https://www2.bauru.sp.gov.br/saude/conferencia_municipal_saude.aspx, destacado ainda no banner na página principal, já estão disponíveis os certificados aos que participantes da Conferência Municipal de Saúde.