Comissão de Inquérito da Câmara verifica documentação no DAE e faz novas oitivas nesta quarta-feira (08)

  • Lucca Willians

Planejamento Estratégico desenvolvido pela Arcadis Logos aponta responsabilização da empresa para reparar problemas no projeto executivo (Foto: Divulgação | Câmara Municipal de Bauru)

Os vereadores da Comissão Especial de Inquérito (CEI) que apura problemas na concepção, contratação e na construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE Vargem Limpa) estiveram, na manhã desta terça-feira (07), na sede do DAE. Recebidos pelo presidente, Eliseu Areco, e pela procuradora Adriane Brunhari, conheceram o espaço onde está armazenada a documentação relativa ao projeto e à obra.

Todas as comunicações com a empresa projetista, Arcadis Logos, e com a construtora, COM Engenharia, estão organizadas em pastas com documentos físicos, mas também já estão digitalizadas.

Entre o material averiguado, está o Planejamento Estratégico da ETE, recentemente elaborado pela Arcadis, apontando quais ações serão executadas para sanar as inconsistências no projeto executivo da obra.

Na avaliação dos parlamentares, o documento auxilia na materialização do reconhecimento pela multinacional de suas responsabilidades sobre problemas que acarretaram no atraso e no encarecimento da obra, cujo ressarcimento deve ser pleiteado pelo poder público.

Uma cópia do material será remetida à Câmara de Bauru para que conste no Relatório Final da CEI.

Os vereadores tinham ainda a expectativa de conversar com representes da Arcadis Logos, que, recentemente, dispôs de equipes que atuam na sede do DAE e no canteiro de obras da ETE.

Nenhum deles, entretanto, se encontrava na sede da autarquia.

Esta foi a sexta tentativa por parte da comissão de buscar esclarecimentos junto à multinacional que incorporou a empresa ETEP – responsável pela elaboração do projeto executivo, apontado por diversos atores como principal fator de obstáculos para o bom andamento da construção da estação.

Oitivas

Nesta quarta-feira (08), a partir das 14h, a CEI da ETE faz nova rodada de oitivas.

Foi convocada a Chefe de Gabinete do Poder Executivo, Majô Jandreice. O servidor aposentado Luiz Pires e o ex-coordenador de Comunicação da Prefeitura Pallu Roberto foram convidados. Ambos integravam a chamada Equipe de Governo do prefeito Clodoaldo Gazzetta.

O ex-prefeito e agora deputado federal Rodrigo Agostinho também foi convidado.

CEI

A CEI é presidida pelo vereador Mané Losila (MDB) e tem Edvaldo Minhano (Cidadania) como relator. Também são membros Coronel Meira (PSL), Guilherme Berriel (MDB) e Yasmim Nascimento (PSDB).