Cinemateca digital reúne produções bauruenses; conheça a lista

  • Lucca Willians

De forma gratuita e colaborativa, a Cinemateca Digital Bauruense tem reunido em uma plataforma as produções audiovisuais da cidade. No site, é possível encontrar documentários, longas-metragens, curtas, animações, videoclipes, webséries e outras obras de todas as classificações indicativas e de diversos gêneros.

A ideia surgiu da necessidade de criar uma articulação entre os produtores audiovisuais da cidade e, além de assistir o que já está catalogado, os produtores independentes, empresas produtoras ou estudantes universitários podem cadastrar suas obras de entretenimento na plataforma desde que alguma das etapas de produção tenha sido feita em Bauru.

O objetivo do projeto também se estende para a pesquisa, com o intuito de entender o potencial do audiovisual no desenvolvimento de Bauru. Depois da fase de cadastro das obras, os realizadores vão disponibilizar uma planilha e um relatório com dados das obras catalogadas e "indicadores sociais e econômicos que avaliem as interseções entre políticas culturais e o mercado audiovisual local", segundo informações da plataforma.

A Cinemateca pode ser encontrada no link https://cinematecabauru.com.br/, e também no Facebook e Instagram.

O projeto é realizado por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, através de um edital para implantação de bibliotecas digitais. O programa também possui editais para fomento à cultura em outras áreas, como para realização de mostras, produção de longas e séries.