Campanha de vacinação contra o sarampo tem prazo estendido

  • Lucca Willians

A Secretaria de Saúde prorrogou até o dia 31 de outubro a 2ª fase da campanha de vacinação contra o Sarampo, que terminaria nesta segunda-feira, dia 31 de agosto, atendendo determinação do Ministério da Saúde. A novidade nesta prorrogação é a ampliação da faixa etária para receber a vacina, que será de 20 a 49 anos (antes era de 30 a 49 anos).

Neste período, serão realizadas duas estratégias de vacinação: a Vacinação seletiva (avaliação da situação vacinal e vacinação conforme o calendário vigente) para a população de 6 meses a 29 anos; e a Vacinação indiscriminada (independente da situação vacinal) na faixa etária de 20 a 49 anos.

Com a prorrogação do período de vacinação, a Secretaria de Saúde visa conscientizar e incentivar as pessoas a vacinarem e se prevenirem contra a doença. Bauru está entre os municípios do estado com circulação ativa do vírus. Neste ano foram registrados 2 casos positivos no município, até o momento.

A vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola continuará disponível em todas as unidades básicas de saúde, com exceção das Unidades referenciadas de atendimento à Covid-19: Unidade Básica de Saúde da Vila Falcão, Bela Vista, Núcleo Geisel e Mary Dota.

No período de 15 de julho a 27 de agosto a campanha de vacinação contra o sarampo registrou os seguintes números, distribuídos por faixa etária:

30 a 34 anos - 766 doses aplicadas
35 a 39 anos - 897 doses aplicadas
40 a 44 anos - 830 doses aplicadas
45 a 49 anos - 670 doses aplicadas

Vacinação da Gripe

A Secretaria de Saúde informa que se encerra nesta segunda-feira (31) a Campanha de Vacinação contra Influenza. No total, foram aplicadas 163.866 mil doses. A cobertura vacinal a Idosos e profissionais da saúde atingiu 125%, enquanto que o percentual de adultos entre 55 a 59 anos foi de 30,6%; puérperas de 54,9%; crianças de 60,1 % e a porcentagem de gestantes que receberam a vacina foi de 62%.

Vale ressaltar que a vacina de influenza estará disponível nas unidades de saúde enquanto durarem os estoques. Com exceção das Unidades referenciadas de atendimento à Covid-19: Unidade Básica de Saúde da Vila Falcão, Bela Vista, Núcleo Geisel e Mary Dota.