Câmara de Bauru tem 47% de renovação; conheça os vereadores estreantes e reeleitos

  • Jamile Diniz

Na noite deste domingo (15), todos os olhos em Bauru se voltaram para as Eleições Municipais. Quando a apuração chegou a 100%, depois de uma espera considerável transmitida ao vivo pela Jovem Pan, os resultados da votação para prefeito causaram alvoroço.

Entretanto, outro tema que merece destaque é o que acontece com a Câmara Municipal de Bauru a partir do ano que vem: quem foram os vereadores eleitos pela cidade e o que muda na próxima gestão?

Dentre os 17 legisladores, 9 foram reeleitos e 8 são estreantes no cargo, o que equivale a 47% de renovação. Além disso, estão representados agora na câmara 13 partidos, um a mais que o mandato passado. Destes, 4 legendas conseguiram duas cadeiras: DEM, PSL, Republicanos e MDB.

Confira a tabela a seguir para entender a situação:

O que muda

Ainda que figurem novos nomes entre os vereadores eleitos, a Câmara Municipal de Bauru não passou por uma mudança ideológica brusca.

Como no mandato passado, os partidos de centro seguem em maior número, seguidos pelos partidos de direita e centro-direita. O vereador mais votado, entretanto, é Coronel Meira, do PSL, que se declara conservador e foi reeleito com mais de 5 mil votos.

As grandes novidades, porém, são estreantes nos cargos de vereador e de ideologias distintas, conheça-os:

Edson Miguel (Republicanos):

3º vereador mais votado em Bauru, Edson Miguel é novo na política, mas saiu na frente até de nomes já há muito consagrados na cidade, como Segalla e Mané Losila.

O candidato do Republicanos é pastor há 22 anos na Igreja Universal, que teve grande participação em sua vitória: os fiéis demonstraram seu apoio em massa nas urnas e fizeram Edson alcançar 3657 votos.

Estela Almagro (PT)

Outra novidade na Câmara é a petista Estela Almagro. Mulher, negra e advogada, ela representa um viés mais à esquerda que não estava presente na última legislatura.

Estela, que foi vice-prefeita de Bauru entre 2009 e 2016, levanta a bandeira dos direitos humanos, trazendo para a pauta temas como racismo e machismo, além de ser veementemente contra a privatização do DAE.

Legislatura

Confira o vídeo a seguir e saiba exatamente o que faz um vereador.