Botucatu adotará lockdown aos fins de semana para tentar conter a disseminação do coronavírus

  • Jamile Diniz

Nesta terça-feira (16), a Prefeitura de Botucatu afirmou que decretará lockdown no município nos próximos dois finais de semana. A expectativa é de que, assim, a transmissão da Covid-19 seja reduzida na cidade.

De acordo com o prefeito da cidade, Mário Pardini, Botucatu já tem hospitais operando com mais de 100% de ocupação dos leitos de UTI. “Há necessidade de implementarmos medidas para redução da circulação de pessoas e, consequentemente, reduzir a transmissão do vírus em nosso município”, pontuou.

A princípio, o lockdown deve ocorrer das 20h do dia 19 até as 6h do dia 22 de março. Depois, deve se repetir das 6h do dia 26 até as 6h do dia 29 de março. Apenas serviços essenciais de saúde, como farmácias e hospitais, poderão funcionar em Botucatu. O restante deles deve atuar somente por delivery.

Além disso, a circulação de pessoas deverá ser restrita a serviços obrigatórios, havendo necessidade de comprovar o motivo da locomoção por meio de documento. "Medidas duras, mas que são necessárias para que nossa cidade não sofra um colapso no atendimento da saúde", reitera Pardini. O prefeito também afirma que a decisão foi apoiada pelo Sincomercio, Sincomerciarios, os setores de indústrias, supermercados e postos de gasolina e instituições de saúde.

Revisado por Alexandre Pittoli