Bauru terá vacinação 'drive thru' para idosos acima de 85 anos

  • Lucca Willians

(Foto: Priscila Medeiros/Prefeitura Municipal de Bauru)

A Prefeitura de Bauru realizará um 'drive thru' para a vacinação de idosos com mais de 85 anos de idade neste sábado (13), das 8h às 16h, na Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP). Serão disponibilizadas duas mil doses, exclusivamente para idosos com mais de 85 anos residentes em Bauru.
Portanto, neste sábado, não haverá vacinação de profissionais da saúde.

Para receber a dose, o idoso deverá apresentar RG, CPF e comprovante de residência em Bauru – em nome da própria pessoa ou de algum familiar, caso o idoso resida com filho, neto, etc. A entrada do drive thru será pelo portão do 'predião' do Centirnho, na rua Henrique Savi (localizado pouco depois do poço do DAE). Os carros entrarão e já passarão pela triagem, onde serão requisitados os documentos, com o preenchimento do formulário obrigatório exigido pelo Ministério da Saúde.
Em seguida, o veículo deve seguir pela área interna, por trás do 'predião', onde a vacina será aplicada, sem o idoso descer do carro. A saída será pelo portão da rua Sílvio Marchione.

O diretor da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Ezequiel Santos, afirma que a ação é importante para atingir um número maior de idosos. "Este é o primeiro drive thru que estamos desenvolvendo em Bauru para a vacinação, e será apenas para os idosos com mais de 85 anos residentes em Bauru. A USP prontamente nos atendeu colocando seu espaço à disposição, em uma área centralizada, o que facilita para as pessoas. Estamos seguindo todos os critérios do Ministério da Saúde para a vacinação, e procurando fazer da maneira mais ágil e ao mesmo tempo sem gerar aglomerações ou uma espera prolongada em unidades de saúde", lembra.

O secretário municipal de Saúde e vice-prefeito Orlando Costa Dias comenta que a proposta é agilizar a vacinação dos idosos. "Recebemos mais doses nesta semana, o que permite o início da vacinação para os idosos com mais de 85 anos. Estamos trabalhando para que todos os idosos possam receber a vacina com a maior praticidade possível em Bauru. Também aproveito para agradecer a USP, que prontamente nos cedeu um espaço para a realização do drive thru, que foi uma solicitação da nossa prefeita Suéllen Rosim no começo desta semana. De imediato já começamos a preparar tudo para a vacinação", avisa.

A estrutura para o drive thru já está sendo preparada pela Secretaria de Saúde, e vai envolver mais de 80 servidores, além de agentes do GOT, da Emdurb, para organizar o trânsito perto da USP.

Pontos permanentes

A partir de segunda-feira, os idosos com mais de 85 anos poderão também receber a vacina em um dos 23 pontos fixos de vacinação – todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Saúde da Família (USF) e o Promai. Apenas as UBSs da Vila Falcão, Geisel e Mary Dota não aplicarão doses da vacina. Já os idosos com mais de 90 anos podem receber a vacina desde a última segunda-feira (8), nas mesmas unidades de saúde, e também poderão ir ao drive thru deste sábado.