Bauru receberá novos respiradores e mais testes para a Covid-19

  • Lucca Willians

O prefeito Clodoaldo Gazzetta e o Secretário de Saúde Dr. Sérgio Henrique Antônio, realizaram coletiva de imprensa nesta sexta-feira (17), para informar o recebimento de 20 respiradores do Governo do Estado que serão destinados ao Posto Avançado Covid-19 – PAC para ampliação da retaguarda Hospitalar. No evento também foi anunciada a terceira Ação Ampliada de Aplicação de Testes para Diagnóstico de Covid-19, a ser realizada no próximo sábado (25).

O prefeito Gazzetta enfatiza que a prefeitura de Bauru está investindo todos os seus esforços junto a população, com a ampliação de leitos de retaguarda hospitalar; esforço coletivo com a câmera municipal que vão resguardar o paciente que aguarda um leito de hospital de referência para que a doença seja tratada com uma melhor amplitude. "Principalmente neste pior momento da pandemia no município com a ampliação no número de casos de óbitos", relata.

A ampliação do Posto Avançado Covid-19, que receberá os 20 respiradores, ocorrerá em três fases de incremento dos leitos e ocupação das enfermarias do Pronto Socorro Central, que se transformará num hospital da campanha. Os leitos de retaguarda contemplarão respirador, monitor e equipe especializada para atender pacientes de média e alta complexidade. Para abrigar esses 20 leitos no PSM, a urgência odontológica será remanejada para a UPA Bela Vista, o atendimento médico psiquiátrico para a UPA Ipiranga e os pacientes com traumatismos graves passarão por uma triagem específica e serão internados diretamente no Hospital de Base. "Isso faz com que o volume de atendimento no Pronto Socorro Central seja bem reduzido, aumentando nossa capacidade de expandir para 20 leitos de atenção para pacientes Covid", esclareceu o diretor do Departamento de Urgência e Emergência, Dr Paulo Pepulim.

A previsão é que estes respiradores cheguem já neste sábado e, depois de instalados passarão por testes antes de entrar em funcionamento. Pepulim enfatiza que a partir de agora o PAC passará a contar com 30 leitos para pacientes Covid-19, exclusivamente para moradores de Bauru. Segundo ele, "a proposta da ampliação gradual visa garantir o atendimento e continuidade dos serviços especializados e distribuídos nas outras unidades, mantendo sua capacidade de atendimento, atendendo também outras enfermidades".

Testagem em massa

Durante a entrevista coletiva também foi anunciada a terceira Ação Ampliada de Aplicação de Testes para Diagnóstico de Covid-19, a ser realizada no próximo sábado (25), das 08h00 às 17h00, no Recinto de Exposições Melo Moraes.

A expectativa da Secretaria de Saúde é realizar pelo menos 2.000 testes rápidos de de antígeno, com coleta de secreções nasais por meio de swab (uma espécie de cotonete), para pessoas sintomáticas (3º ao 7º dia) e o IgG/IgM (coleta do sangue, com o furo no dedo) para os assintomáticos. Em ambos os casos o resultado fica pronto em 15 minutos e os pacientes que testarem positivo já receberão o atendimento médico com as orientações necessárias com relação ao isolamento domiciliar.

Drive-thru

Quem for participar dos testes pelo sistema drive-thru deverão chegar com seus veículos pela avenida Comendador José da Silva Martha e entrar pelo portão principal, onde haverá triagem e os automóveis seguirão em fila para dentro do recinto, onde os ocupantes passarão pela triagem. Cada veículo deverá ter no máximo quatro pessoas que deverão permanecer dentro deles em todo o processo, inclusive durante a realização dos testes.

Pé-thru

Já os pedestres que participarão dos testes deverão chegar ao Recinto Mello Moraes pela rua Nicolau Delgallo, que passa em frente ao setor de bilheterias. Dalí seguirão em fila para dentro do recinto onde passarão pela triagem e posteriormente coleta das amostras. A exemplo das duas etapas anteriores esta ação, do dia 27, também será direcionada apenas aos moradores de Bauru. Por isso a Secretaria de Saúde solicita aos interessados em participar dos testes que levem documentos de identificação e comprovantes de endereço.

Estiveram presentes à coletiva, além do Prefeito e o Secretário, o diretor do Departamento de Urgência e Emergência, Paulo Pepulim, o diretor do Departamento de Saúde Coletiva, Luiz Ricardo Cortez, os vereadores Markinho Souza, Yasmin Nascimento e Sandro Bussola, além de diretores, assessores e técnicos da SMS.