Prefeitura recebe 10 respiradores do Governo Federal, via Ministério da Saúde

  • Welinton Barros

Outros 20 equipamentos chegaram ao município oriundos do Governo Estadual (Foto: Divulgação | Prefeitura de Bauru)

A Prefeitura de Bauru, por meio da Secretaria de Saúde recebeu na manhã desta terça-feira (21), 10 respiradores mecânicos, vindos do Governo Federal, via Ministério da Saúde. São cinco unidades com pedestal, que serão destinados a pacientes de alta complexidade e outras cinco unidades portáteis, que podem compor tanto uma sala de emergência, para atenderem pacientes de média e alta complexidade, como também servem para integrar uma ambulância para atender pacientes críticos.

Os equipamentos foram recebidos na Secretaria de Saúde, pelo Secretário Dr Sérgio Henrique Antonio e o prefeito Clodoaldo Gazzetta (PSDB), com a presença do vereador Markinho Souza (PSDB). Tanto Prefeito quanto o Secretário foram surpreendidos com a chegada destes ventiladores, solicitados no início da pandemia, e que chegaram de surpresa no mesmo dia em que está prevista a chegada dos outros 20 respiradores, que serão fornecidos pela Secretaria de Saúde do Estado. Portanto, Bauru recebe não 20 respiradores como estava previsto, mas 30 aparelhos, um investimento aproximado de R$ 2,5 milhões.

Estes ventiladores vão atender a proposta de ampliação para suporte dos pacientes com Covid, no complexo PAC/Pronto Socorro, que será transformado em um hospital de campanha. Para o Secretário de Saúde, Dr. Sérgio Henrique Antonio, com esta surpresa agradável dá para, literalmente, respirar aliviado. "Isso vem acalentar um pouco o nosso receio de não poder dar pelo menos um suporte ventilatório aos pacientes do município de Bauru", enfatizou.

A prefeitura informou também que chegaram na tarde desta terça-feira (21), 20 respiradores oriundos do Governo do Estado. 

*Com informações da Assessoria de Imprensa