Bauru realiza 1.200 testes para Covid-19 neste sábado (11)

  • Lucca Willians

A Prefeitura de Bauru, por meio da Secretaria de Saúde realiza neste sábado (11) a Ação Ampliada para Diagnóstico de Covid-19 que deverá testar 1.200 pessoas em 11 unidades de saúde do Município.

A ação ocorrerá das 08h00 às 17h00 nas unidades básicas de saúde da Vila Falcão, Bela Vista, Mary Dota, Núcleo Geisel, Gasparini, Vila Cardia, Jardim Europa e Jardim Redentor e nas unidades de referência Casa da Mulher, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) e no Programa Municipal de Atenção ao Idoso (Promai). Cada unidade básica receberá 120 senhas, enquanto que as unidades de referência receberão 80 senhas cada uma.

Na Casa da Mulher, o atendimento será voltado para gestantes e puérperas até 42 dias após o parto; no CEREST, as testagens são para trabalhadores do comércio de Bauru e no Promai, único local que terá atendimento pelo sistema drive-thru, o público-alvo são pessoas a partir de 60 anos. A Secretaria de Saúde informa que tomará as medidas de isolamento necessárias nas 11 unidades de saúde para evitar aglomerações, mas proporcionando à população a oportunidade de realizar o teste de antígeno no período detectável.

Antígeno

De acordo com o Secretário de Saúde, Sérgio Henrique Antonio, na Ação Ampliada para Diagnóstico de Covid-19 que será realizada neste sábado, serão utilizados testes rápidos de antígeno, com coleta de secreções nasais por meio de swab (uma espécie de cotonete). "O resultado fica pronto em 15 minutos e os pacientes que testarem positivo já receberão o atendimento médico com as orientações necessárias com relação ao isolamento domiciliar. Vale ressaltar que os testes são direcionados apenas para às pessoas com algum sintoma da Covid", enfatizou o Secretário.

O objetivo da ação é ampliar a testagem em usuários sintomáticos, ou seja, que apresentem um ou mais sintomas da doença (tosse, febre, coriza, dor de garganta, dor de cabeça, diarreia, entre outros) a fim de aumentar o diagnóstico de coronavírus e mensurar com maior precisão a quantidade de pessoas infectadas e também determinar ainda quantas estão suscetíveis a doença. Além de dar oportunidade de testagem às pessoas sintomáticas independentemente do seu meio de locomoção. Para que a resposta seja fidedigna à doença é necessário que a pessoa esteja entre o 3º e 7º dia de sintomas.

Os usuários que apresentarem sintomas do 1º ao 2º dia, com exceção dos idosos, serão orientados a procurar a carreta do estudo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações que está atendendo na Unidade Básica de Saúde do Geisel. Demais casos que não se encaixam no público-alvo serão orientados a procurar as Unidades da Rede de Urgência (UPAS e Pronto Socorro e Unidades Básicas de Referência para o COVID – Falcão, Mary Dota, Bela Vista e Geisel).

A exemplo do drive-thru realizado em junho, no Sambódromo, a testagem a ser realizada neste sábado é direcionada apenas aos moradores de Bauru. Por isso a Secretaria de Saúde solicita aos interessados em participar dos testes de antígeno que levem documentos de identificação e comprovantes de endereço