Bauru não tem vaga para radioterapia e pacientes precisam viajar para fazer tratamento

  • Jamile Diniz

Em Bauru, entidades estão se juntando pela ampliação do convênio do Estado com o Nair Antunes Instituto do Câncer (Naic). Isso porque o município está sem vagas para radioterapia pelo SUS e cerca de 16 pessoas com câncer têm que viajar diariamente até Jaú para receberem tratamento.

O Naic é o único órgão que presta este tipo de atendimento por meio da rede pública de saúde na cidade e, embora o aumento de vagas tenha sido comentado pelo governo do estado no início de 2020, ainda não foi posto em prática. O instituto atende pacientes de mais de dez cidades da região e tem, por mês, 60 novas pessoas à espera do procedimento. Entretanto, só existem cerca de 35 vagas.

Devido a agressividade da doença, diversos pacientes não podem esperar pela liberação dessas vagas e é redirecionada a outras instituições de saúde, como o Hospital Amaral Carvalho (HAC) em Jaú, que é referência nacional no tratamento de câncer. Este é o caso de 16 bauruenses que não conseguiram vagas no Naic e precisam viajar 55 quilômetros até a cidade vizinha quase todas as noites para receberem tratamento.

O transporte é fornecido pela Secretaria Municipal de Saúde, graças ao programa Tratamento Fora do Domicílio. Entretanto, para os pacientes acometidos pela doença, as viagens constantes além do tratamento em si podem ser extremamente desgastantes.

Em razão disso, o Conselho Gestor de Apoio Social da Secretaria Municipal da Saúde, unido ao Conselho da Mulher e ao grupo Amigas do Peito, estão convocando outras entidades de Bauru para unir forças e pedir ao Estado a ampliação do convênio com o Naic, de forma que mais vagas sejam disponibilizadas.

Revisado por Alexandre Pittoli