Bauru inaugura ambulatório de assistência à Saúde de travestis e transexuais

  • Lucca Willians

A Prefeitura de Bauru, por meio da Secretaria de Saúde passa a oferecer a partir da próxima segunda-feira (16), atendimento de saúde especializado a pessoas travestis e transexuais de Bauru.

O Ambulatório de Assistência a Saúde de Pacientes Travestis e Transexuais de Bauru funcionará no Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA, toda segunda-feira das 17h às 21h horas. Prioritariamente o serviço será de avaliação e acompanhamento à saúde deste público, incluindo o fluxo de atendimento ginecológico, urológico e psiquiátrico às usuárias que necessitarem.

O serviço também terá condições de atender àqueles que querem ou necessitam realizar o tratamento de hormonioterapia, proporcionando segurança, já que muitos fazem uso de hormônios sem acompanhamento médico adequado.

Além dos atendimentos, o município fará uma relação de medicamentos hormonais que serão disponibilizados para este público de acordo com a avaliação e critério médico a cada caso. A equipe será multiprofissional, composta por assistente social, psicólogo, médicos e enfermeiros. Os profissionais do ambulatório serão servidores que já atuam na saúde pública do município que terão seus horários de expediente remanejamentos.

As usuárias poderão ser encaminhadas ao Ambulatório pelas unidades de saúde da rede municipal ou poderão agendar o atendimento direto no CTA. Vale ressaltar que o ambulatório atenderá apenas pessoas maiores de 18 anos e não fará cirurgias de redesignação de sexo, pois para este procedimento existe um processo de acordo com a portaria ministerial e os pontos de atenção já credenciados.

Serviço

O anúncio oficial do Ambulatório ocorrerá às 17h na próxima quinta-feira (12), com representantes da área, para que conheçam o serviço e seus processos.

O Ambulatório de Assistência a Saúde de Pacientes Travestis e Transexuais de Bauru funcionará no Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA, toda segunda-feira das 17h às 21h horas. O horário poderá ser ampliado ou alterado conforme a demanda.

O Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA está localizado na rua Quinze de Novembro, nº 3-36 – Centro, Bauru – SP.