Bauru começa a aplicação da vacina contra a Covid para pessoas a partir de 50 anos e amplia horários de vacinação

  • Lucca Willians

(Foto: Guilherme Oliveira/Prefeitura de Bauru)

A Prefeitura de Bauru, através da Secretaria de Saúde, começa nesta quarta-feira (16) a aplicação da vacina contra a Covid-19 para pessoas entre 50 e 54 anos. A imunização para as pessoas com 55 anos ou mais também continua. Além disso, o município vai ampliar os horários de funcionamento dos pontos de vacinação.

A partir desta quarta-feira, a vacinação das pessoas com 50 anos ou mais sem comorbidade ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 14h às 19h, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Saúde da Família (USF), Casa da Mulher, Promai e Cerest. Apenas as UBSs da Vila Falcão, Geisel e Mary Dota não aplicam a vacina.

Nos horários anteriores, durante o período da manhã e começo da tarde, a aplicação da primeira dose será para os demais públicos que já podem tomar a vacina – veja a seguir os horários. Para viabilizar a ampliação do horário, a Secretaria de Saúde vai priorizar a vacinação nas unidades no período da tarde.

Em todos os casos, é obrigatório o agendamento no site da Prefeitura de Bauru (www.bauru.sp.gov.br/agendamentovacinas), ou no banner destacado em vermelho no site. O agendamento para pessoas com 50 anos ou mais será liberado na tarde desta terça-feira (15).

Na unidade, na data e horário marcados, a pessoa deve apresentar RG, CPF e comprovante de residência. Já para as demais categorias, são obrigatórios os mesmos documentos e mais a comprovação de que pertence ao público que pode tomar a primeira dose.

Aplicação da primeira dose nas UBSs e USFs

Horários de segunda a sexta-feira

Das 8h às 9h – Gestantes e puérperas com 18 anos ou mais
Das 9h às 10h – Pessoas com deficiência permanente com 18 anos ou mais
Das 10h às 12h – Pessoas com comorbidade com 18 anos ou mais
Das 13h às 14h – Profissionais da educação – já devem levar o QR Code impresso
Das 14h às 19h – Pessoas com 50 anos ou mais

A primeira dose para gestantes e puérperas está disponível ainda na Casa da Mulher, também com necessidade de agendamento no site da Prefeitura de Bauru.

Aplicação da segunda dose

Já a aplicação da segunda dose acontece em pontos de vacinação diferenciados. Para idosos, tanto a segunda dose da vacina Coronavac como da AstraZeneca/Oxford serão aplicados no Promai. Os profissionais da educação também recebem a segunda dose no Promai. As gestantes que receberão a segunda dose da vacina Coronavac devem procurar a Casa da Mulher. Para os profissionais da saúde, a aplicação da segunda dose ocorre no Cerest nesta semana. Em todos os casos, é obrigatório o agendamento no site da prefeitura.