Bauru coloca em funcionamento 27 leitos com respiradores

  • Lucca Willians

(Foto: Divulgação | Prefeitura Municipal de Bauru/Thais Barion)

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde já colocou em operação 27 dos 30 respiradores recebidos dos governos Estadual e Federal. Os equipamentos foram instalados e estão sendo utilizados no Posto Avançado Covid-19 (PAC), que assim passa a contar com 27 leitos ou Unidades de Pacientes Graves (UPGs), para atendimento a pacientes de média e alta complexidade.

Foram 10 aparelhos recebidas do Governo Federal, via Ministério da Saúde e outros 20 respiradores do Governo Estadual, destinados ao Pronto Socorro Central para ampliação do suporte a pacientes com coronavírus. Para recebimento desses leitos, a odontologia da unidade foi transferida para a Unidade de Pronto Atendimento - UPA do Bela Vista, e a Psiquiatria foi descentralizada para o UPA Ipiranga.

Dois respiradores, como procedimento regular, são usados como reserva de segurança no caso de problema em algum dos equipamentos em uso. Somente um dos equipamentos, vindo do Governo Estadual, passa por adequações necessárias a seu funcionamento.

A prefeitura também recebeu, por doação, dois respiradores da empresa Bracell, que aguardam os representantes da empresa para fazerem o treinamento dos profissionais no manuseio dos equipamentos.