Jamile Diniz
As cidades de Bariri e Lins optaram por decretar medidas de lockdown após o agravamento da situação da Covid-19. Juntos, os municípios somaram 8.846 casos da doença e 170 óbitos até esta quarta-feira (10).
Lins adotará medida entre a meia-noite de sábado (13) e a meia-noite de segunda (15), enquanto em Bariri o mesmo ocorrerá das 6h desta sexta-feira (12) até as 6h da próxima terça-feira (16).
O prefeito de Bariri, Abelardo Mauricio Martins Simões Filho, anunciou o lockdown durante uma coletiva de imprensa nesta quarta-feira, na qual também afirmou que a cidade está à beira de um colapso. Na ocasião, ele pediu que a população não se desesperasse com a medida, apoiada pela Câmara dos Vereadores e pela Associação Comercial e Industrial de Bariri.
Durante este período, só terão autorização para funcionar o hospital, clínicas médicas e veterinárias, o Pronto-Socorro municipal, farmácias, funerárias e o Serviço de Água e Esgoto de Bariri (Saemba). Além disso, poderão se manter abertas as empresas de vigilância patrimonial, os serviços de radiofusão, telefonia e internet e postos de combustíveis para abastecer veículos oficiais. Bloqueios na entrada da cidade também acontecerão durante o lockdown.
Já em Lins, apenas serviços de energia elétrica, telefonia e internet, água e esgoto, urgência e emergência poderão se manter em funcionamento. Supermercados e padarias deverão operar apenas por meio de delivery e com apenas 30% dos funcionários, assim como agropecuárias e pet shops.
Revisado por Alexandre Pittoli